O eletrocardiograma (ECG) é um exame que avalia a condição cardiológica a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade elétrica é medida e traduzida em gráficos que comparam o ritmo do coração do paciente com o padrão de normalidade.
O ECG é um exame recomendado em todas as situações em que há queixas cardiológicas clínicas. Ele também costuma ser solicitado para triagem antes de procedimentos cirúrgicos e início de atividades físicas para prevenção de eventos cardíacos.
Como revela informações relevantes sobre a saúde do coração, o eletrocardiograma é usado para identificar se há sobrecarga de alguma câmara cardíaca, diagnosticar arritmias, patologias coronarianas, infarto do miocárdio ou cicatrizes de infartos prévios, além de outras doenças.
Como é realizado o laudo do ECG à distância?
Quando falamos de casos de atendimento em situações de urgência e emergência em que é mandatória a realização de um eletrocardiograma, o arquivo do ECG em PDF é inserido no sistema Kardia e passa pela análise imediata de um software de Inteligência Artificial (IA). Em até 60 segundos, o programa faz uma investigação prévia para identificar se o exame apresenta algum tipo de inconformidade com padrões saudáveis de atividade cardíaca.
Em caso de alteração, o exame ganha um caráter prioritário e recebe laudo do médico cardiologista em até cinco minutos. É importante destacar que todos os exames recebem laudo elaborado por um profissional da Neomed. O sistema de Inteligência Artificial é um recurso que ajuda a priorizar casos urgentes e garantir o atendimento aos pacientes que necessitam de análise imediata.
Depois que esse exame é interpretado pelo cardiologista, após a triagem do sistema de IA, o laudo é emitido e disponibilizado pela plataforma Kardia. O documento fica disponível para o médico ou unidade de saúde solicitante para que possam avaliar, realizar o diagnóstico aliado às informações clínicas e adotar a conduta mais adequada para o tratamento do paciente.
O exame e os laudos são arquivados em nuvem e ficam protegidos em sistemas que atendem à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Quais as vantagens do laudo de ECG à distância?
O Brasil sofre com uma densidade médica deficitária em algumas regiões. Enquanto o país tem uma razão média de 2,27 médicos por mil habitantes, de acordo com o estudo Demografia Médica do Brasil 2020, a região Norte tem taxa de 1,30, 43% menor que a média nacional. Na região Nordeste, a taxa é de 1,69.
Também há uma grande concentração nas capitais, enquanto cidades do interior carecem de profissionais. No conjunto das capitais brasileiras, há 5,65 médicos por mil habitantes, enquanto nas cidades do interior, a média passa para 1,49 médicos por mil habitantes, conforme o estudo. Essa distorção é ainda maior quando se olha para a disponibilidade de especialistas e, ainda maior, de cardiologistas em algumas regiões brasileiras.
O laudo de ECG à distância é um recurso que vem para reduzir essa dor gerada pela carência de especialistas para interpretação de exames que são de grande importância para a tomada de decisão clínica. A possibilidade da realização de um laudo de eletrocardiograma à distância democratiza o acesso ao médico cardiologista em diferentes regiões brasileiras. O laudo de ECG à distância é muito útil em casos em que não há um cardiologista de prontidão nas unidades de saúde ou clínicas para fazer a interpretação após a realização do exame.
Uma das principais vantagens para o paciente é a possibilidade de ter um exame interpretado por um cardiologista experiente e habilitado em métodos gráficos. Além disso, a plataforma virtual permite integração com clínicas e hospitais solicitantes, disponibilizando de maneira online o acesso aos exames e laudos.
No Brasil, há uma tendência crescente do laudo de ECG à distância. Essa realidade é positiva, uma vez que colabora para universalizar o acesso de pacientes a diagnósticos mais rápidos e de qualidade.
Diandro Marinho Mota é Diretor Médico da Neomed. Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Obteve o Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2012), Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) e Certificado de Atuação na Área de Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2014). Atualmente é doutorando em cardiologia pelo Programa USP/IDPC.
CRM SP 136.651