Um dos maiores desafios na redução de custos hospitalares, é conseguir ajustar o orçamento sem perder a qualidade do atendimento. Um bom gerenciamento de custos de hospitais é essencial para o melhor funcionamento da instituição.
A tecnologia pode ser um importante ponto de apoio na redução de custos hospitalares, garantindo a qualidade do atendimento, processos mais rápidos e fluxos melhor estabelecidos. Confira, abaixo, 3 maneiras de como a tecnologia pode ser utilizada na redução de custos:
1. Big Data
Big Data faz referência ao grande volume, variedade e velocidade de dados que demandam formas inovadoras e rentáveis de processamento da informação, para melhor percepção e tomada de decisão. – Gartner
A análise de dados tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das grandes instituições. Atualmente, existem softwares que auxiliam a gerir, analisar e trabalhar com dados da própria instituição. Trabalhar com esse tipo de tecnologia permite que o hospital ou clínica possua uma visão mais ampla de tudo o que acontece na instituição, possibilitando ajustes, cortes de gastos e reestruturações em áreas previamente analisadas, com base em dados reais e estruturados.
2. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem sido cada vez mais utilizada para aprimorar processos, proporcionando mais rapidez e agilidade para tarefas realizadas no cotidiano da clínica médica. Um exemplo prático desse uso é o Kardia, que utiliza a IA na triagem de prontos-socorros. A Mariê é Inteligência Artificial utilizada no Kardia, da Neomed, e realiza a triagem de eletrocardiogramas de pacientes com dor torácica em até 50 segundos, separando-os entre normais e anormais.
Mas como a inteligência artificial ajuda na redução de custos dos hospitais? Assim como o Big Data, a IA pode ser uma aliada na tomada de decisões, além de poupar tempo, otimizar o dia a dia dos profissionais da saúde e possibilitar um maior número de atendimentos, sem deixar a qualidade de lado. Outras soluções em IA também possibilitam a organização de agendas e leitos, realizar ações com base em dados populacionais e tomar decisões assertivas, otimizando custos e eliminando gastos desnecessários.
3. Telelaudos
Os telelaudos também são uma ótima forma de reduzir custos de sua instituição. Além de ser uma solução rápida e prática para a sua clínica ou pronto-socorro, o telelaudo terceiriza um serviço, reduzindo custos com médicos plantonistas em sua instituição. No caso do Kardia, além de possuir cardiologistas de plantão em escala 24/7, os laudos são emitidos em em menos de 10 minutos, garantindo qualidade e rapidez no atendimento, com o menor custo.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.
Uma resposta