A gestão de documentos hospitalares é um tema muito importante a ser tratado. Lidar com a confidencialidade dos documentos, oferecendo segurança aos pacientes e facilidade no manuseio e gestão para os profissionais é algo que precisa ser discutido e trabalhado no dia a dia dos hospitais e clínicas.
Neste cenário, a tecnologia surge como uma facilitadora para a gestão, arquivamento e segurança de documentos. Confira por que usar a tecnologia na gestão de documentos hospitalares:
Legislação
A Lei nº 13.787, de 27 de dezembro de 2018, regulamentou a digitalização e a utilização de softwares para o armazenamento e manuseio de prontuários de pacientes. Sobre este tema, a Lei determina alguns pontos:
- A digitalização deve a assegurar a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento digital;
- A digitalização deve reproduzir todas as informações do documento original;
- Depois de análise de comissão específica, os documentos originais poderão ser destruídos;
- O armazenamento digital deve proteger o acesso, o uso, a alteração e a reprodução não autorizada dos documentos.
Para conferir todos os pontos citados na Lei, é só clicar aqui.
Porque usar tecnologia na gestão de documentos hospitalares
Como já citado acima, utilizar a tecnologia na gestão de documentos hospitalares pode ser muito benéfico para a sua instituição. Confira abaixo alguns benefícios de utilizar tecnologia nessa gestão:
Facilidade de acesso a informações
Você já precisou de alguma informação ou documento e demorou horas ou até dias para encontrá-lo? Com o grande número de documentos utilizados por hospitais, se os papéis não estiverem muito bem organizados e catalogados, encontrá-los pode ser algo bastante demorado.
Com o uso da tecnologia fica muito mais fácil pesquisar e encontrar as informações corretas – basta uma pesquisa e um clique. A facilidade de organizar esses documentos de forma digital resulta em agilidade no atendimento e rapidez nos processos internos, além de permitir diversas formas de padronização e catalogação que se adequem às necessidades da sua equipe.
Economia de papel e espaço
Além de economizar com papel, impressão, manutenção de impressoras e outros, digitalizar os documentos hospitalares libera o espaço físico, evitando que os papéis ocupem muito espaço em salas e armários.
Com a gestão de documentos hospitalares de forma digitalizada, você precisará apenas de um computador, que arquivará todos os seus documentos na nuvem.
Segurança
Os softwares que trabalham com a gestão de dados hospitalares conhecem e aplicam as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. Dessa forma, mesmo com os arquivos e documentos na nuvem, você terá segurança na hora de garantir a confidencialidade dos dados de todos os seus pacientes.
Agora que você já sabe as vantagens de digitalizar os documentos do seu hospital, não deixe de conferir, no blog da Neomed, 3 maneiras de utilizar a tecnologia na redução de custos hospitalares e como a tecnologia pode ser uma aliada na segurança do paciente.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.