Setembro Vermelho: o mês de conscientização das doenças cardiovasculares

Setembro chegou e, neste mês tão especial, a Neomed dá as boas-vindas ao Setembro Vermelho: o mês de conscientização das doenças cardiovasculares. Vamos conhecer mais sobre essa data? Acompanhe o post:

Qual é a campanha do Setembro Vermelho?

A campanha do Setembro Vermelho é a conscientização a respeito da prevenção e cuidados com as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes no mundo.

Como surgiu e quando foi criada a iniciativa do Setembro Vermelho?

A iniciativa do Setembro Vermelho foi criada no ano de 2014, pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, uma organização social brasileira que trabalha com a conscientização a respeito das duas principais causas da mortalidade no mundo: o câncer e as doenças cardiovasculares 

Qual o mês do coração?

O mês de setembro foi escolhido como “o mês do coração” porque no dia 29 de setembro é comemorado o “Dia Mundial do Coração”, que foi criado no ano 2000, pela World Heart Federation (WHF).

#SetembroVermelhoNeomed

A Neomed é uma empresa amiga do coração e trabalha para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil e no mundo. Por isso, a campanha #SetembroVermelhoNeomed quer conscientizar a respeito dos cuidados com o coração. Quando falamos de saúde cardiovascular, a prevenção é prioridade. Por isso, durante esse mês, trabalharemos em quatro áreas fundamentais para uma saúde equilibrada: alimentação, hidratação, exercícios físicos e saúde mental.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas que daremos em nosso Instagram.

Doenças cardiovasculares em números

O Brasil registra a marca de uma morte a cada 40 segundos por doenças cardiovasculares, o dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos. Esses números, divulgados pela Agência Brasil, representam duas vezes mais mortes que todas as causas externas (acidentes e violência), o triplo das doenças respiratórias e o sêxtuplo de todas as infecções, incluindo a AIDS.

De acordo com dados do Hospital do Coração, só a hipertensão, causadora de muitas consequências cardiovasculares, é responsável por 40% dos infartos e 80% dos AVCs. Isso acontece porque a hipertensão provoca danos nas artérias por todo o corpo, e esse enfraquecimento pode levar aos eventos mencionados. 

No mundo todo, a doença cardíaca isquêmica, causada pelo acúmulo de placas de gordura no coração, é responsável por cerca de 8,9 milhões de mortes em um ano. As doenças isquêmicas, também chamadas de doenças arteriais coronarianas, afetam as artérias do coração e comprometem a circulação sanguínea. A consequência é a diminuição oxigênio e de nutrientes para os músculos do coração, o que provoca a angina (dor no peito) e pode levar ao infarto.

Setembro Vermelho: conscientizar é o melhor caminho

A boa notícia é que são muitas as estimativas e pesquisas relatando que a  conscientização das pessoas pode revolucionar as doenças cardiovasculares no mundo. Na verdade, pequenas mudanças de hábitos já dão resultados realmente positivos e essa é a missão do Setembro Vermelho.

90% dos casos de primeiro infarto e derrame (AVC) poderiam ter sido evitados se a gente conseguisse dar atenção especial para fatores que são potencialmente controláveis e fáceis de identificar, como diabetes, pressão alta, colesterol desfavorável, sedentarismo, obesidade, tabagismo, estresse, ansiedade, depressão e uma dieta inadequada. Por isso, separei algumas dicas para a prevenção de doenças cardiovasculares. 

Dicas de prevenção

Confira abaixo algumas dicas que podem fazer bem ao seu coração:

  1. Prática de atividade física regular: 150 minutos de atividade física regular (como caminhada, por exemplo) ou 75 minutos de exercício moderado (como futebol ou basquete, por exemplo), por semana;
  2. Alimentação equilibrada: diminuir o consumo de gorduras e apostar em alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, ingerindo, pelo menos de 3 a 5 porções por dia;
  3. Sono de qualidade: cerca de 7 a 9 horas de sono por noite;
  4. Saúde mental: estresse e ansiedade possuem grande peso quando o assunto é o coração;
  5. Hidratação: beber cerca de 2 litros de água por dia, além de manter o bom funcionamento do corpo, ajuda na saúde cardiovascular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.



Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.