O que mais impressionou foi a solução tecnológica da Neomed com a possibilidade de automatizar ao máximo os processos das nossas clínicas. É realmente um case de sucesso que indicamos aos nossos parceiros, até as clínicas que não têm a bandeira AmorSaúde, pela qualidade do serviço da Neomed.”
CAMILA FERREIRA LEITE VILAR
AmorSaúde | Project Management Office
Em 2016, a AmorSaúde deu início à sua recente história de sucesso lançando três clínicas pilotos nas cidades paulistas de Mauá, Carapicuíba e Itaquera. A empresa sempre acreditou que é possível levar saúde de qualidade a preço acessível (de verdade) para todos, razão pela qual conquistou o título de maior rede de clínicas populares do país, com 307 unidades espalhadas por todo território.
Com o tempo e a expansão da rede, surgiu um novo desafio: ficou nítido que o modelo de gestão da época não estava alinhado com os objetivos da empresa. Isso porque a integração das informações, desde o cadastro do paciente até o laudo médico, era de responsabilidade individual de cada unidade.
O problema é que essas gestões variadas acabavam atrapalhando não só o fluxo de trabalho da rede AmorSaúde, como também a vida dos pacientes, que dependiam única e exclusivamente da prática de gerenciamento adotada pela clínica de atendimento. Além da dificuldade de encontrar, para cada unidade, um time de profissionais capacitados para emitir laudos de todas as especialidades necessárias, havia o problema da falta de segurança na armazenagem das informações dos pacientes. Gerir a adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados, da ISO 27799 e da ISO 27001 de todas as clínicas da rede era um desafio, apesar do constante esforço das equipes. Por consequência, além da reprovação do paciente em relação à segurança dos seus dados, também existia a falta de respaldo das clínicas da rede em caso de eventuais questões jurídicas.
Antes de contarmos com a parceria da Neomed, o processo de emissão de laudos era descentralizado e, por isso, muito mais difícil de gerir. Na prática, a emissão era feita individualmente, pois cada clínica precisava providenciar um profissional ou uma empresa parceira que ficasse responsável por atender e emitir os laudos desses exames.”
CAMILA FERREIRA LEITE VILAR
AmorSaúde | Project Management Office
No meio de tantos desafios, os sócios encontraram a Neomed.
Depois de participar de inúmeros eventos relacionados à telemedicina e novas iniciativas do mercado, ficou nítido como a emissão de laudo à distância estava se tornando uma importante tendência para empresas de saúde. A partir do contato entre dois funcionários das empresas, a AmorSaúde e a Neomed iniciaram a negociação em busca do modelo ideal a ser implementado na rede de clínicas.
Durante a busca pela solução tecnológica ideal, chegamos a receber propostas de outras empresas. No entanto, vimos na Neomed um diferencial: o serviço não oferecia apenas a emissão de laudos à distância, mas sim uma solução completa, de ponta a ponta, para a nossa rede de clínicas. Esse alinhamento com os nossos objetivos foi o que pesou na hora da decisão.”
CAMILA FERREIRA LEITE VILAR
AmorSaúde | Project Management Office
A solução
Além da transparente negociação em busca do melhor modelo de negócio para a empresa, o que facilitou o processo de mudança foi a rede AmorSaúde ter, enfim, uma ferramenta que agiliza as ações da operação clínica, facilitando a integração das informações desde o cadastro do paciente até o laudo médico.
Através do ágil treinamento onboarding oferecido à empresa (que instrui as equipes sobre a devida utilização da plataforma), foi possível perceber a melhoria imediata na gestão das unidades da rede, trazendo mais segurança e bem estar tanto para a operação quanto para os pacientes.
Conseguimos trazer mais segurança e agilidade ao diagnóstico dos nossos pacientes, porque estamos ali acompanhando de fato, bem próximo ao laudo, para que nada mais grave aconteça. Só temos elogios para a equipe da Neomed.”
ISABELLA SANTANA
AmorSaúde | Gerente de Operações
Uma das situações que levou a Gerente de Operações a validar a importância de soluções tecnológicas no cotidiano da operação foi o caso de um paciente que, em um exame de rotina, teve um laudo extremamente crítico. Assim que o laudo foi emitido pela equipe médica da Neomed, a clínica em que o paciente realizou o exame foi acionada e o mesmo foi orientado a procurar um serviço de emergência. É por meio dessa ação rápida e coordenada que os pacientes são os maiores beneficiados.
Isso só foi possível porque, tanto o paciente quanto a clínica, puderam contar com a plataforma de telelaudo da Neomed, Octopus, que conecta médicos especialistas de plantão para laudar exames cardiológicos, neurológicos e pneumológicos no mesmo dia.
Os resultados
Depois de implementar as soluções da Neomed, a rede AmorSaúde ampliou o volume mensal de parcerias com novas unidades: saiu de 3 contratos por mês para uma média de 14 novas unidades mensalmente. São mais de 50 contratos assinados com a Neomed. Esse é um dos exemplos que a empresa apresenta aos gestores da rede, com o intuito de comparar o cenário atual das clínicas com o possível futuro cenário, otimizado pelas soluções da Neomed.
Mais que oferecer um serviço bem executado e organizado, parte do trabalho da AmorSaúde é conscientizar as clínicas da rede do quão lucrativas elas podem ser se investirem na otimização da experiência do paciente, ou seja, colocando-o no centro do cuidado.
Foi seguindo esse raciocínio, inclusive, que a rede conseguiu padronizar sua tabela de preços de exames cardiológicos em todo o país. Com essa tabela fixa, a empresa atingiu a satisfação do paciente – que não terá nenhuma surpresa desagradável ao fazer um orçamento –, a extinção da concorrência entre clínicas da mesma rede, bem como a redução de custos para o paciente e para a operação.
A Neomed foi uma impulsionadora dentro das clínicas com a entrada da tecnologia, trouxe agilidade e redução de custos. A gente conseguiu padronizar os valores dos exames cardiológicos justamente por conta da parceria.”
ISABELLA SANTANA
AmorSaúde | Gerente de Operações
A partir da visão empresarial ampliada que uma gestão automatizada oferece, a empresa pôde dar início ao processo de equalização nacional de todos os valores de exames da rede. A expectativa para o próximo ano é reduzir os custos e otimizar os processos da operação ainda mais, conforme a implementação das soluções tecnológicas da Neo avança pelas unidades da rede, sempre com o objetivo de impactar positivamente o paciente e a operação.
É por isso que estamos conscientizando as clínicas. A condição que vocês oferecem já é muito boa. Se alcançarmos um número maior de clínicas, o preço ainda é reduzido. Essa é a razão de estarmos estimulando esse ‘boca a boca’, para que as pessoas que estão tendo boas experiências possam replicar e contagiar os demais gestores.”
ISABELLA SANTANA
AmorSaúde | Gerente de Operações
Com as soluções da Neo, a rede AmorSaúde tem construído um ecossistema de saúde capaz de encurtar a distância entre sintoma e tratamento todos os dias, melhorando a experiência médica das pessoas através da gestão clínica automatizada. A missão da empresa é prestar um atendimento de excelência, com baixo custo e – o melhor – sem burocracia.
Quer melhorar os resultados da sua clínica assim como a rede AmorSaúde? Então fale com um dos nossos especialistas e solicite informações sobre as nossas soluções.
Maira Flores é jornalista (UFSC), RP (ECA/USP) e mestranda em Administração (Esag), especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos, incluindo a temática de Vida&Saúde. Atualmente, Maíra é Head de Comunicação na Neomed.