Com as discussões a respeito do ChatGPT em alta nos últimos meses, o tema “Inteligência Artificial” entrou novamente em pauta, e as discussões a respeito de seu uso são inúmeras. Na área da Saúde não é diferente: são diversas as possíveis aplicações da IA em hospitais e clínicas, visando a otimização do trabalho dos profissionais de saúde, a eficiência operacional e a segurança e melhor atendimento dos pacientes.
Para te ajudar a entender esse tema, a Neomed preparou um e-book completo sobre Inteligência Artificial na Saúde. Você pode baixá-lo gratuitamente inscrevendo-se no formulário abaixo:
Manter-se atualizado sobre as tendências e novidades da tecnologia é muito importante para quem deseja se destacar e se preparar para o futuro da área da Saúde. Por esse motivo, também separamos três artigos científicos que te ajudarão a entender o cenário da Inteligência Artificial na Saúde e saber quais são as últimas atualizações sobre esse tema. Confira:
Machine Learning na Medicina: Revisão e Aplicabilidade
O artigo, publicado por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Ceará (UFC), define o que é a Machine Learning e faz uma revisão sistemática sobre a aplicabilidade na medicina e, especificamente, na cardiologia.
O objetivo do texto é apresentar a ML para profissionais de saúde como uma ferramenta de auxílio, capaz de otimizar diagnósticos e facilitar a prática clínica.
Desafios bioéticos do uso da inteligência artificial em hospitais
A aplicação de sistemas de Inteligência Artificial (IA) tem ganhado espaço em hospitais e clínicas de todo o país, oferecendo mais tecnologia e eficiência nos processos. No artigo de Heloá da Conceição Nunes, Rita Miranda Coessens Guimarães e Luciana Dadalto, a discussão é voltada para as vantagens e possíveis desafios bioéticos do uso da IA em hospitais.
Um importante debate acerca da responsabilidade civil da equipe de saúde, da integridade científica no processo de construção da IA, da proteção e compartilhamento dos dados sensíveis, entre outros.
A regulação da inteligência artificial na saúde no Brasil começa com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
A Lei Geral de Proteção de Dados é um importante tema quando falamos sobre tecnologia e saúde. No artigo, escrito por Daniel de Araujo Dourado e Fernando Mussa Abujamra Aith, da Universidade de São Paulo (USP), os autores abordam os desafios da regulação da Inteligência Artificial para o uso clínico, bem como a instrumentalização da transparência no uso da IA na saúde.
Em nosso blog, você encontra mais conteúdos sobre tecnologia e cardiologia! Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.