Você sabe o que é a busca ativa? Neste post, vamos entender do que se trata e como você pode implementá-la em seu hospital, melhorando o desfecho clínico dos pacientes e trazendo melhores resultados para a sua instituição de saúde.
O que é busca ativa?
“Busca ativa” é o nome que se dá à ação de localizar pacientes que pertencem a um determinado público-alvo que precisa de um olhar mais atento da equipe médica, a fim de reduzir as chances do paciente de não receber diagnóstico e conduta corretos.
Como a busca ativa funciona na prática?
A busca ativa varia de acordo com o contexto e objetivos de cada hospital ou clínica. Com a plataforma Kardia, é possível agendar alertas em diferentes canais para avisar as equipes multidisciplinares sobre diversos casos. Além disso o Kardia alimenta uma base de dados que permite você localizar os pacientes com diversos filtros, como sexo, idade, unidade e diagnósticos. Dessa forma, a equipe de saúde é avisada no momento certo sobre os pacientes que exigem mais atenção. Os alertas são recebidos via e-mail, WhatsApp e notificação via app Kardia.
Quais os benefícios da busca ativa para o meu hospital?
O pronto-socorro costuma ser a maior porta de entrada de um hospital e é difícil manter especialistas de todas as áreas. Dessa forma, alguns pacientes podem ser liberados da unidade sem que, de fato, tenham um encaminhamento para acompanhar a situação.
Nesse cenário, a busca ativa auxilia a criar desfechos positivos, pois oferece um encaminhamento objetivo e necessário para cada paciente. Um paciente com fibrilação atrial, por exemplo, nem sempre precisará ficar internado, mas é interessante que ele receba alta já com encaminhamento para uma consulta com um cardiologista. Neste cenário, a busca ativa pode ser uma excelente aliada.
Além de conhecer melhor os pacientes que passam pelo hospital, os dados gerados pela plataforma Kardia são agrupados em uma base que, por meio da inteligência de dados, oferece ao hospital a determinação do perfil epidemiológico, gestão populacional, análise preditiva de dados, entre outros. Com os dados estruturados, a equipe do hospital consegue acompanhar o paciente ao longo de toda a jornada.
Como implementar a busca ativa em meu hospital?
Com o Kardia, o processo de busca ativa fica muito mais simples: uma vez que o software está em operação em seu hospital, os laudos começam a alimentar uma base de dados com os resultados parametrizados.
Informações como sexo, idade, diagnóstico, setor de realização do exame, procedimentos realizados dentro e fora do hospital, desfecho, agendamentos de consulta e muitos outros estarão na base de dados, possibilitando a construção de toda a linha do tempo de atendimento do paciente e identificação dos gargalos na operação. Além disso, a equipe é comunicada dos eventos relevantes da instituição.
Quer saber mais sobre como implementar a busca ativa em seu hospital?
Clique aqui e agende uma demonstração do Kardia.
Aproveite e avalie o nosso conteúdo:
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.