A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, aprovou, na última quarta-feira, dia 26 de abril, um projeto de lei para a criação do Mês de Conscientização das Doenças Cardiovasculares. O mês escolhido foi setembro que, atualmente, é conhecido como “Setembro Vermelho”, o mês do coração.
A proposta original, de autoria da ex-deputada Rejane Dias (PI), previa a Semana Nacional de Conscientização sobre a Cardiopatia Isquêmica (Projeto de Lei 3811/19). O substitutivo aprovado foi sugerido pela relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF).
O projeto de lei prevê que, no Mês de Conscientização das Doenças Cardiovasculares, sejam realizadas atividades que engajem a sociedade e a comunidade de profissionais da saúde, abordando temáticas sobre a cardiopatia isquêmica, a cardiopatia congênita, doenças da aorta e doenças das válvulas cardíacas e conscientizando a população sobre a importância dos hábitos saudáveis.
Aprovado pela Câmara de Deputados, o projeto seguirá para aprovação do Senado, a menos que haja recurso para votação, antes, pelo Plenário.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.