• Nossas soluções

    Para seu hospital

    Detecte doenças cardiovasculares com IA, gerando receita por meio da jornada do paciente.
    Conheça o Kardia

    Para sua clínica

    Laudos à distância em 
até 24h, com inteligência de dados para o cuidado integral do paciente.
    Conheça o Octopus
  • Sobre a Neomed
    Quem somos
    Trabalhe conosco
    Neomed na mídia
    Cases de sucesso
  • Blog
  • Fale conosco
Fale com vendas!

Demografia Médica 2024: 3 insights que você precisa saber

  • Gabriela Wegner
  • 30/04/2024
  • Sem Comentários
Demografia Médica 2024

No mês de abril, o Conselho Federal de Medicina lançou alguns dados a respeito da Demografia Médica 2024, que contabiliza e analisa os registros realizados na instituição. A Neomed separou 3 insights sobre os números publicados para pensarmos sobre o atual cenário da medicina no país.

Abaixo, você encontra o nosso novo material, Demografia da Cardiologia no Brasil. 

1. O número de médicos bate recorde no país

Atualmente, o Brasil possui 575.930 médicos ativos. Desde 1990, este número mais do que quadruplicou: na data referida, o país contava com 131.278 profissionais. Segundo os dados apresentados pela instituição, a maior progressão percentual no volume foi entre os anos de 2022 e 2023, que contou com um aumento de 6,5%. Apesar de ser um número potencialmente positivo, visto que chegamos à proporção de 2,81 médicos por mil habitantes – taxa maior do que em países como Estados Unidos, Japão e China -, o CFM analisa com preocupação o crescimento acelerado, por suas implicações na formação dos profissionais e na assistência à população. 

2. Gênero e idade

O recorte de gênero é algo importante a ser observado: a quantidade de mulheres na medicina vem aumentando cada vez mais. Apesar de, em 2024, os médicos ainda corresponderem à maioria: 50,08% do total, contra 49,92% das mulheres, a estimativa é de que esse número se inverta. Quando falamos de médicos com 39 anos ou menos, o sexo feminino já é a maioria, representando 58% da classe. 

Em relação à idade, a média dos profissionais em atividade está em 44,6 anos no quadro geral, 47,4 entre os homens e 44,6 anos entre as mulheres. O tempo médio de formação também foi um fator observado: enquanto o sexo masculino possui 21 anos de formados, o sexo feminino fica na média de 16 anos.

3. A desigualdade é um fator crescente

Mesmo com o número de médicos crescendo cada vez mais, a desigualdade é um fator crescente. A região Sudeste continua contendo a maior densidade de médicos, com 3,76 médicos por mil habitantes. Essa realidade também é um problema quando saímos do quadro geral e falamos especificamente da área da cardiologia. Acesse o infográfico abaixo para saber mais sobre o tema.

O Norte do país tem a menor proporção de médicos, em uma razão de 1,73 profissionais por mil habitantes, ficando abaixo da média nacional juntamente com o Nordeste, que possui a taxa de 2,22 profissionais. Nas capitais e cidades do interior, a desigualdade permanece: enquanto na primeira a média chega a alcançar 7,03 médicos, na segunda, o número fica em 1,89. Para o CFM, é necessário um olhar atento para a distribuição e acesso ao atendimento, tanto em relação às diferentes regiões do país, quanto nos cenários público versus privado.

Para ver todos os dados referentes à Demografia Médica 2024, clique aqui e acesse o site do Conselho Federal de Medicina.

Leia também: 5 benefícios dos laudos à distância

Gabriela Wegner

Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas redes sociais

Participe da comunidade Neo

Acesse nossos conteúdos

Posts recentes

Despolarização ventricular: saiba como funciona e suas alterações

Interoperabilidade na Saúde: a chave para sistemas de informação integrados e eficientes

Inteligência Artificial na Cardiologia: uma realidade acessível

Saiba como aplicações de IA podem transformar sua clínica

Cardiomiopatia dilatada: entenda causas e tratamentos

Medicina e Saúde

Gestão em Saúde

Institucional

Inovação e Tecnologia

Você também pode gostar

Gestão em Saúde

Gestão da linha de cuidado do paciente baseada em valor em saúde

A gestão da linha de cuidado do paciente baseada em valor representa uma revolução na

Leia mais »
Medicina e Saúde

O que é extrassístole ventricular e quando ela se torna preocupante?

A extrassístole ventricular é uma arritmia caracterizada por batimentos cardíacos extras que se originam nos

Leia mais »
Medicina e Saúde

Bloqueio do Ramo Esquerdo: sintomas, causas e tratamento

O bloqueio do ramo esquerdo (BRE) é uma alteração na condução elétrica do coração que

Leia mais »

Soluções

  • Para seu hospital
  • Para sua clínica

Sobre a Neomed

  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Cases de sucesso
  • Blog

Suporte

  • Fale conosco
  • FAQ
Endeavor Brasil
Google for Startups
  • Política de privacidade
  • Termos e condições
  • © 2023 Neomed. Diretor Médico da Neomed: Dr. Diandro Mota - CRM SP 136651
  • Política de privacidade
  • © 2023 Neomed Tech Consultoria em TI Ltda - CNPJ: 30.809.195/0001-86
  • Diretor Médico da Neomed: Dr. Diandro Mota - CRM SP 136651
Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.


⎯
Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.

Girlane Lovato – Gerente de CS/Operações

Girlane Lovato é farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Pará. Possui MBA em Marketing e Vendas e Formação Complementar em Empreendedorismo e Gestão de Contas-Chave. É Gerente de Operações da Neomed, onde lidera as equipes de onboarding e customer success.

Amanda Bonamini – Recursos Humanos

Amanda Bonamini é psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Gente, Cultura & Desenvolvimento, com mais de oito anos de experiência. Atuou em consultorias e também contribuiu para o crescimento de startups. Na Neomed, é responsável pela área de Pessoas, com foco em cultura organizacional, performance e engajamento.

José Henrique Lopes – CTO

José Lopes é Mestre em Gestão de Informática. Como Engenheiro, atuou no Nordeste Bank, onde implementou o framework Ágil. Também trabalhou na startup Tempo Telecom e criou a primeira MVNO (Mobile Virtual Network Operator) na região Centro-Oeste do Brasil. Na Neomod, é responsável pelo desenvolvimento de produtos, infraestrutura e segurança de dados.

Bruno Farias – Cofundador e CPO

Bruno Farias é pós-graduado em Estudos Gerais de Negócios com Concentração em Marketing na UCLA (EUA) e atua na área de tecnologia há mais de dez anos. Atuou também na T-Systems em Business Operations, e na Keyrus, em um projeto da multinacional AB-Inbev. Foi também gerente de Produto da Movile e criador da plataforma omnichannel Wavy.

Izabelle Ferreira – Cofundadora e CFO

Izabelle Ferreira é pós-graduada em Gestão Financeira. Como contadora, atuou na Amaggi, um dos maiores grupos de trading de Commodities da América Latina. Implementou e gerenciou toda a gestão de Risco Financeiro, indexando os negócios com a Bolsa de Chicago. Na Neomed, é responsável por toda a área financeira.

Gustavo Kuster – Fundador e CEO

Gustavo Kuster é doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM) e membro do Conselho da ABTMS, também realiza consultoria especializada em Neurologia e Inovação (Medscape) e é especialista em Conselho Consultivo na Allm Inc (startup japonesa de saúde).

Peça uma demonstração
Já possuo conta?
Fazer login agora!
  • (11) 94197-2781
  • [email protected]