26 de abril é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial Sistêmica. A data, sancionada pela Lei nº 10.439/2002, em 30 de abril de 2002, tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença.
Estatísticas da hipertensão
A hipertensão é uma condição médica séria e pode aumentar o risco de doenças cardíacas, cerebrais, renais e outras. É uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 homens e 1 em cada 5 mulheres têm a doença.
Mas, afinal, você sabe o que é a hipertensão, doença que acomete mais de 1.3 bilhão de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde?
Com o objetivo de ajudar mais vidas e reduzir a distância entre sintomas e tratamento, Reunimos neste blog post algumas informações importantes sobre a doença, com ajuda do Diretor Médico da Neomed, o também cardiologista Diandro Mota.
Hipertensão Arterial Sistêmica: o que é
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), também conhecida como pressão arterial elevada, é definida por valores maiores ou igual a 140/90mmHg.
Relação entre HAS e doenças cardiovasculares
O Infarto Agudo do Miocárdio e o AVC são as principais causas de mortes no Brasil e no mundo. Mais de 90% dos casos de primeiro infarto ou AVC poderiam ser evitados com a prevenção de fatores de risco, como a hipertensão.
Sintomas da Hipertensão Arterial Sistêmica
Você sabia que mais de 50% das pessoas no Brasil que sofrem com hipertensão não sabem que têm a doença?
A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa, por isso a importância de ter uma vida saudável e fazer o acompanhamento da sua saúde com frequência.
Mas alguns sinais devem chamar atenção, como:
- Dores no peito
- Dor de cabeça
- Tonturas
- Zumbido no ouvido
- Visão turva.
HAS – A importância do diagnóstico
De acordo com o Diretor Médico da Neomed, o cardiologista Diandro Mota, há três formas principais de diagnosticar a hipertensão:
Consulta médica
Consulta médica com medida de pressão alterada em pelo menos 2 consultas ou mais.
MAPA de 24 horas
Por meio do exame MAPA de 24 horas, que, com ajuda de um aparelho, que verifica a pressão do paciente durante 24 horas.
Monitorização Residencial da Pressão Arterial,
A Monitorização Residencial da Pressão Arterial, verificando e registrando a pressão arterial de 5 a 7 dias.
A importância dos hábitos saudáveis
Na semana em que ocorre o Dia Nacional do Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, reunimos algumas sugestões para aqueles que convivem com a doença. A maioria delas, se refere a um estilo de vida saudável:
- Procure manter seu peso ideal, perdendo quilos extras.
- Atividade física regular.
- Mantenha uma dieta saudável.
- Limite o consumo de sal.
- Pare de fumar.
- Limite o consumo de bebida alcoólica.
- Cuida da saúde mental e gerencie bem o estresse.
- Controle regularmente sua pressão em casa e compartilhe com seu médico.
Importância do acompanhamento médico regular
Além das dicas dadas acima, é de extrema importância acompanhar regularmente o seu médico de confiança. Fazer check-ups anuais e manter os exames em dia, facilita no diagnóstico rápido, aumentando as chances de um tratamento positivo. Se você já foi diagnosticado com Hipertensão Arterial, manter consultas regulares com o seu cardiologista é fundamental.
Lembre-se: uma vida saudável e a prevenção é sempre o melhor remédio. Dúvidas ou sugestões de conteúdos? Mande um email para [email protected] ou deixe seu comentário.
Maira Flores é jornalista (UFSC), RP (ECA/USP) e mestranda em Administração (Esag), especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos, incluindo a temática de Vida&Saúde. Atualmente, Maíra é Head de Comunicação na Neomed.