Inteligência artificial da Neomed melhora os serviços cardiológicos

Inteligência artificial da Neomed melhora os serviços cardiológicos

A inteligência artificial na medicina tem se tornado uma realidade cada vez mais acessível. Com menor chance de erros, a inteligência artificial é caracterizada como um sistema programado para pensar como um ser humano, analisando dados por meio da tecnologia e oferecendo um resultado mais rápido e direto, que não depende de fatores externos.

Inteligência artificial e a cardiologia

Quando falamos de cardiologia, a IA também é uma excelente aliada, especialmente em países como o Brasil, onde há escassez de acesso e infraestrutura em cuidados médicos especializados.

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil, 70% dos cardiologistas do nosso país se encontram na região Sul e Sudeste, e, segundo a Federação Brasileira de Hospitais, apenas 23% da população brasileira tem acesso a convênios médicos, o que mostra uma necessidade populacional em relação às especialidades médicas.

Existe um consenso quando falamos sobre inteligência artificial: apesar de seus benefícios, a IA nunca substituirá o corpo médico. Por isso, a tecnologia vem para auxiliar o dia-a-dia das clínicas e hospitais, oferecendo mais agilidade e segurança em processos específicos, como é o caso da Mariê.

Conheça a Mariê, a inteligência artificial da Neomed

Com o objetivo de empoderar os médicos de ponta com velocidade e segurança, a Mariê é a inteligência artificial da Neomed, que auxilia na triagem de eletrocardiogramas nos hospitais de urgência e emergência.

Como a Mariê trabalha?

A Mariê foi ensinada a pensar como um médico: por meio da análise de 5 mil eletrocardiogramas padrão ouro, laudados por dois médicos distintos, a inteligência artificial da Neomed aprendeu a triar os ECGs, separando-os entre “normais” e “anormais” em até 60 segundos.

Quais são os exames triados pela Mariê?

Por meio da plataforma Kardia, a Mariê analisa eletrocardiogramas. A inteligência artificial observa os dados oferecidos pelo exame de imagem, como: a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, o intervalo PR, o intervalo QT, o eixo elétrico, as alterações do segmento ST e as ondas e os intervalos.

Como funciona na prática?

Na prática, a inteligência artificial da Neomed auxilia na classificação de riscos nos pronto-socorros, pois permite diferenciar os exames que precisam de atendimento imediato, dos que não precisam. Além disso, o Kardia, plataforma na qual a Mariê está inserida, possui cardiologistas disponíveis em escala 24/7 para laudar os exames, garantindo mais segurança e agilidade para os médicos que estão na ponta dos pronto-socorros.

Quais os benefícios de contar com o auxílio da inteligência artificial da Neomed em meu hospital?

Diferentemente dos seres humanos, a inteligência artificial trabalha sem fatores externos, pois não é afetada por condições como o cansaço ou a falta de treinamento, por exemplo. Como é baseada em dados, a falta de viés quando falamos da IA permite um resultado certeiro, pois não é possível que aconteçam confusões na análise. Além disso, podemos considerar outros benefícios: 

Priorização dos pacientes

Por meio da triagem em 60 segundos realizada pela Mariê, é possível saber quais são os atendimentos prioritários, o que resulta num melhor desfecho para os pacientes do hospital.

Diagnóstico mais rápido

A triagem em 60 segundos, aliada aos laudos realizados por especialistas da Neomed, em até 5 minutos, permitem que o diagnóstico das doenças cardiovasculares seja realizado de forma rápida.

Mais segurança para os médicos de ponta

Com a pré-triagem e, consequentemente, os laudos emitidos por cardiologistas, a inteligência artificial proporciona mais segurança para os médicos que estão no pronto-socorro, possibilitando maior clareza no atendimento.

Economia

Por meio da pré-triagem, é possível entender quais pacientes precisarão de exames complementares para diagnosticar as doenças cardiovasculares. Dessa forma, há uma economia de custos, pois não serão realizados exames desnecessários em pacientes com eletrocardiogramas considerados “normais”.

Todos esses benefícios auxiliam para uma gestão cardiológica mais eficaz. Se você se interessou pela inteligência artificial da Neomed, a Mariê, e deseja otimizar os processos em seu pronto-socorro, entre em contato conosco.
A Neomed possui soluções que utilizam a tecnologia para reduzir a mortalidade cardiovascular. Conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.



Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.