Com o surgimento de ferramentas tecnológicas e dispositivos digitais, o panorama do mercado de saúde passou por mudanças significativas. Com a pandemia da COVID-19, um dos maiores avanços testemunhados pela população mundial foi a aceleração da saúde digital.
No Brasil, onde a legislação limitava algumas atividades de telemedicina, a prática foi adotada para diminuir a disseminação do vírus. Além disso, novos aparatos tecnológicos passaram a integrar os setores hospitalares: tecnologias de ponta, programadas com Inteligência artificial (I.A.), Internet das coisas (IoT), Big Data e outras inovações da Saúde 4.0.
Diante desse novo cenário, a experiência do paciente tem se tornado mais digital, intuitiva, automatizada e precisa. Por esses motivos, é importante que os gestores estejam atentos aos serviços disponíveis, ferramentas e ações que podem ser adotadas pela instituição para aprimorar a jornada do paciente. Afinal, trata-se de um movimento inevitável, conforme indicam os resultados das empresas de saúde que já são referência no mercado pela excelência tecnológica.
O que é a Jornada Integral do Paciente?
A Jornada Integral do Paciente tem a função de facilitar a interação do paciente com o serviço de saúde que ele necessita, por meio da digitalização de todos os pontos de contato (com a instituição) que ele terá.
O mapeamento do processo nos permite compreender a experiência do paciente de forma integral, separando o manejo de uma condição ou tratamento específico em uma série de eventos ou etapas consecutivas (atividades, intervenções ou interações da equipe, por exemplo). A sequência dessas etapas entre dois pontos (da admissão ao acidente e do pronto-socorro até a alta da enfermaria) pode ser vista como um caminho ou processo de atendimento do paciente.
Melhorar a trajetória do paciente envolve a coordenação da prática multidisciplinar, com o objetivo de maximizar a eficácia e eficiência clínica, eliminando cuidados ineficazes e desnecessários.¹ Vale destacar que a jornada do paciente varia conforme a complexidade dos sintomas e necessidades do próprio paciente. Por mais contraintuitivo que pareça, o início da jornada ocorre antes mesmo do indivíduo se tornar paciente, pois se dá na fase de educação e prevenção.
Benefícios da Jornada Integral do Paciente
Acompanhar a jornada integral do paciente auxilia na otimização da operação e em melhores resultados para o seu hospital ou clínica. Confira alguns benefícios:
- Tomar decisões baseadas em dados;
- Acessar o gerenciamento da instituição de qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer equipamento que possua acesso à internet;
- Acesso e utilização simultânea com informações sempre atualizadas;
- Acompanhar, com clareza e em poucos cliques, informações importantes para a operação;
- Adicionar dados a um sistema rapidamente (integração manual);
- Importar dados de outros sistemas do mercado de saúde (integração);
- Armazenamento de dados;
- Geração de renda;
- Terceirizar funções específicas (como exames e laudos, por exemplo).
Quatro pontos para tornar a Jornada Integral do Paciente mais eficaz:
Tornar a Jornada Integral do Paciente mais eficaz traz benefícios tanto para a instituição – que tomará decisões mais assertivas e com melhores resultados, quanto para o paciente, que recebe uma melhor experiência e maiores chances de um desfecho positivo. Confira quatro pontos de atenção para obter bons resultados:
1. Coloque o paciente no centro do cuidado
Considerando que, para muitas pessoas, o ambiente hospitalar representa um local de tensão e tristezas, os gestores podem (e devem) se precaver em relação a isso. O relacionamento empático com os pacientes é uma premissa básica para o sucesso na área da saúde. Por isso, é muito importante que os pacientes se sintam bem cuidados mesmo após o fim do tratamento.
“Transformação digital é o apoio da tecnologia em resolver problemas que antes não tinham a possibilidade de serem resolvidos com a dinâmica e a rapidez que temos hoje. Eu entendo que a transformação digital é um processo que precisa tocar diversas áreas na saúde, mas que sempre deve ter como centro o paciente. Às vezes a gente vê muita otimização de processo, eficiência operacional, mas será que o alvo da saúde, o paciente, se beneficia da suposta transformação digital que as nossas organizações estão fazendo?”
André Cripa, Chief Innovation Officer na CTC, em entrevista ao KardiaCast.
2. Softwares de gestão de dados
A utilização de softwares como o Kardia, além de otimizar a gestão da operação, auxilia na gestão de dados, pois permite que a instituição tome decisões estrategicamente embasadas, além de oferecer mais segurança para o paciente. A comunicação integrada e dados estruturados oferecidos pela plataforma Kardia faz com que o acompanhamento da jornada integral do paciente seja mais eficaz e diminui a reincidência de emergências cardiovasculares.
3. Privacidade e segurança
A violação da privacidade de informações médicas pode afetar diretamente a vida de qualquer indivíduo, gerando consequências práticas.² Dado que a confiabilidade do serviço – sua precisão e segurança – é essencial. Por isso, desenvolva uma Jornada do Paciente que respeite as premissas estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e nas demais regras de proteção de informações médicas no Brasil.
4. Integração de serviços
Um sistema integrado significa um “sistema sem muros”. Num sentido mais amplo, integração em saúde é “um processo que consiste em criar e manter uma governança comum de atores e organizações autônomas, com o propósito de coordenar sua interdependência, permitindo-lhes cooperar para a realização de um projeto (clínico) coletivo”³.
Na prática, o mercado nacional de saúde já oferece diversos serviços integrados que melhoram o atendimento e desempenho das clínicas. Exemplos disso são: uso de prontuários, receituários e laudos eletrônicos, bem como de armazenamento na nuvem para fácil acesso, o monitoramento em tempo real do fluxo da operação, além, é claro, da geração de dados relevantes para a área de saúde.
A Neomed e a Jornada Integral do Paciente
Poder contar com a digitalização da Saúde e com a melhora dos processos da jornada digital dos pacientes, integrando dados da saúde do paciente em um só local, conectando médicos especialistas a clínicas e hospitais, é um grande diferencial clínico para otimizar os resultados de seu hospital.
Desde 2019, a Neomed tem contribuído para essa evolução, oferecendo serviços inovadores, com qualidade técnica, agilidade e constantes otimizações para as operações de saúde do país.
Uma boa gestão hospitalar é construída em cima de muita dedicação e planejamento. A Jornada Integral do Paciente é facilitada quando já se tem todas as informações, histórico médico e dados dos exames na palma da mão. Com a plataforma Kardia, o envio, recebimento, gestão e armazenamento de exames se dá de maneira segura e seguindo os parâmetros da LGPD, e faz seu hospital sair na frente com tomadas de decisão mais assertivas. Clique no banner abaixo e conheça!
Referências bibliográficas
(1) Trebble TM, Hansi N, Hydes T, Smith MA, Baker M. Process mapping the patient journey: an introduction. BMJ. 2010 Aug 13;341:c4078. doi: 10.1136/bmj.c4078. PMID: 20709715.
(2) Carvalhal, Gustavo Franco, et al. Recomendações para a proteção da privacidade do paciente. Revista Bioética, vol. 25, n. 1, abril de 2017, p. 39–43. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/1983-80422017251164.
(3) Hartz, Zulmira M. de Araújo e Contandriopoulos, André-Pierre. Integralidade da atenção e integração de serviços de saúde: desafios para avaliar a implantação de um ‘sistema sem muros’, Cadernos de Saúde Pública, vol. 20, no suppl 2, 2004, p. S331–36. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800026.
Gustavo Kuster é doutor em Neurologia, Fundador e CEO da Neomed, healthtech brasileira que desenvolveu uma plataforma inteligente e integrada para reduzir a distância entre os sintomas e o tratamento. Kuster é Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (EPM) e Membro do Conselho da ABTMS. Também é membro do conselho editorial do Medscape em português (Neurologia e Inovação) e do Conselho Consultivo na Allm Inc (startup japonesa de saúde).
CRM SP 114.831
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