Estar atualizado sobre as notícias do mundo é uma característica fundamental para os profissionais da atualidade. Entretanto, com tantos meios de se obter informações, muitas vezes temos dificuldade em selecionar o que é mais importante.
Pensando nisso, a Neomed criou a KardiaNews: uma newsletter que reúne as principais notícias do mundo da cardiologia em um só lugar. Com curadoria realizada pela nossa equipe, enviamos, quinzenalmente, um e-mail com as principais informações que você precisa saber para se manter atualizado. Para receber a newsletter em seu e-mail, é só se cadastrar clicando aqui.
Confira, abaixo, algumas das notícias mais importantes do mês de junho:
Notícias urgentes
Anvisa determina recolhimento de anti-hipertensivos
No último dia 23 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou e determinou o recolhimento dos medicamentos que contêm losartana. Segundo a instituição, os medicamentos estavam com alta concentração de “azido”, insumo que tem potencial mutagênico. Pacientes que utilizam o remédio devem procurar seu médico e continuar com o tratamento.
Novo medicamento para insuficiência cardíaca é aprovado
A Anvisa aprovou o empagliflozina para o uso contra insuficiência cardíaca. O remédio, que é comercializado com o nome Jardiance, é utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2 e tornou-se o primeiro e único medicamento para tratar qualquer um dos tipos de insuficiência cardíaca.
Ciência
Asma vs doenças cardiovasculares: qual a relação?
Um estudo publicado na revista científica Nature Cardiovascular Research afirmou que a asma alérgica é um fator de risco para as doenças cardiovasculares (DCV). O estudo também apontou alguns medicamentos que, utilizados para a asma, podem influenciar ou não no risco das DCV.
Riscos de infarto são maiores no frio
Dados do Ministério da Saúde apontaram que os meses com mais mortes por infarto no Brasil são os meses de inverno: junho, julho e agosto. Além disso, o Instituto Nacional de Cardiologia apontou que os índices de infarto agudo do miocárdio (IAM) podem aumentar em até 30% nos dias mais frios.
Estudo mostra relação entre eleições e alto índice de internamentos por infarto
Um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que, durante as eleições presidenciais americanas, houve um aumento de 17% na taxa de hospitalizações por doenças cardiovasculares agudas, como infarto, AVC e complicações da insuficiência cardíaca.
Tecnologia
Robótica como aliada nas cirurgias cardíacas
A cirurgia robótica já é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e, além de melhorar a flexibilidade e visibilidade para os médicos durante o procedimento, esse tipo de cirurgia implica em menor tempo de internação e recuperação mais rápida para os pacientes, além de incisões menores, explicou o cirurgião cardiotorácico Milton Santoro, em matéria à Saúde Business.
Parte funcional de coração é impressa em 3D
Pesquisadores do Wyss Institute, nos Estados Unidos, conseguiram imprimir uma pequena parte de um coração por meio de uma impressora 3D. A novidade é que o macrofilamento com capacidade de contração pode substituir uma estrutura natural do órgão. Os cientistas acreditam que no futuro será possível imprimir, por meio de impressoras 3D, um coração completamente funcional.
Cientistas criam gel biodegradável capaz de reparar danos causados pelo infarto
Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, criaram um gel biodegradável criado a partir de peptídeos que pode ser injetado diretamente no coração e que, segundo a pesquisa, ajudaria na regeneração do tecido do músculo. Se os resultados da pesquisa forem comprovados, os próximos testes serão em pacientes. Os testes da pesquisa foram feitos com tecidos de músculo cardíaco.
Se você gostou das notícias e que estar por dentro do que mais importa no mundo da cardiologia, clique no banner abaixo e cadastre-se na KardiaNews:
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.