São Paulo, 26 de julho de 2021 – A Neomed, healthtech brasileira com a missão de reduzir a distância entre os sintomas e o tratamento, anuncia o lançamento do Kardia, hub que une medicina e tecnologia de ponta para detectar com rapidez doenças do coração, acelerar o diagnóstico e salvar mais vidas no atendimento à emergência hospitalar.
O tempo é um fator determinante para o sucesso do protocolo de atendimento a pacientes com sintomas de doenças cardiovasculares. Por isso, a Neomed reúne um time de cardiologistas de plantão (24/7) aliados à tecnologia embarcada na plataforma de telediagnóstico Octopus para emitir o laudo para o Eletrocardiograma (ECG) em 5 minutos.
A rapidez no diagnóstico só é possível pois a tecnologia do Kardia conta com Inteligência Artificial (IA), que realiza uma pré-análise automática do exame, e emite um alerta em tempo real sinalizando se o exame está normal ou anormal.
O pré-laudo da IA é enviado em 50 segundos para a equipe médica do pronto-socorro e para os cardiologistas da Neomed. O nível de gravidade é dado a partir da análise da IA em cinco aspectos do ECG: ativação atrial, ritmo, ativação ventricular, repolarização ventricular e condução atrioventricular.
“É raro contar com um cardiologista em tempo integral no Pronto-Socorro, o Kardia traz a segurança médica de um especialista e a agilidade no diagnóstico para uma doença em que alguns segundos para entrada da medicação podem fazer a diferença”, afirma Gustavo Kuster, fundador e Diretor Executivo da Neomed.
As doenças do coração são o principal motivo de mortes no mundo todo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019). No Brasil, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a principal causa de mortes – mais de 300 mil pessoas sofrem de ataques cardíacos todos os anos no País (Datasus, 2019).
“O Kardia nasce com o propósito de acelerar o diagnóstico e simplificar a jornada digital do paciente. Isso nos guiou desde a concepção até o produto que já está rodando nos hospitais. Desenvolvemos uma série de automações para facilitar o envio digital do exame, a IA faz uma análise praticamente em tempo real, passando pela elaboração de templates para agilizar o laudo do cardiologista. Com isso, conseguimos fazer com que o paciente seja atendido de forma rápida e tenha seu cuidado da melhor forma”, afirma Bruno Farias, Diretor de Produto da Neomed.
Outra dificuldade enfrentada na saúde brasileira, assim como ocorre com os médicos em geral, é a distribuição desigual de médicos especialistas entre as regiões. Dos médicos com título de especialista no Brasil, apenas 4,1% deles são cardiologistas, sendo que a maior parte se concentra nos grandes centros.
“Neste contexto, as soluções tecnológicas são capazes de diminuir as distâncias da saúde aproximando esses médicos de pacientes que não podem contar com um cardiologista próximo, além de acelerar o diagnóstico de doenças cardiovasculares”, afirma o médico cardiologista e Diretor Médico da Neomed, Diandro Mota.
O Kardia já está rodando em 10 hospitais. A previsão é implementar a solução em 200 hospitais até 2022. Em março de 2021, a Neomed recebeu aporte de R$ 6,5 milhões para investir em soluções voltadas para a jornada digital dos pacientes agudos (Kardia) e Hipertensos.
“Essas verticais já começam com duas grandes contas ao nosso lado para entregar uma jornada digital completa ao paciente, melhorando a expectativa de vida de milhares de pessoas e avançando ainda mais com nosso propósito de diminuir distâncias na saúde”, diz Luigi Pizzichemi, Diretor de Operações da Neomed.
Maira Flores é jornalista (UFSC), RP (ECA/USP) e mestranda em Administração (Esag), especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos, incluindo a temática de Vida&Saúde. Atualmente, Maíra é Head de Comunicação na Neomed.
Uma resposta