Panorama das Clínicas e Hospitais no Brasil

Panorama de Clínicas e Hospitais

Anualmente, a Doctoralia, plataforma de saúde que conecta pacientes a médicos, realiza a pesquisa “Panorama das Clínicas e Hospitais no Brasil”, que traz dados atualizados sobre o mercado da saúde, com a missão de guiar os planejamentos e os próximos passos das instituições.

Analisar o cenário da saúde no Brasil é importante para entender os pontos de melhoria e identificar tendências para os próximos anos. Para gestores e profissionais da área, estudar e manter-se atualizado neste assunto é ainda mais significativo, visto que auxilia a gerir de forma mais eficaz e inteligente o negócio, propondo melhorias para os pacientes.

Nesse post, você confere os principais resultados da pesquisa realizada no ano de 2021. 

Se você entende a importância de analisar o cenário da saúde no Brasil e deseja dar a sua contribuição, clique no banner abaixo e participe do “Panorama das Clínicas e Hospitais 2023”:

Metodologia da Pesquisa

O “Panorama das Clínicas e Hospitais 2022” contou com 387 respondentes que trabalham em clínicas médicas de todo o Brasil, sendo a maioria da região Sudeste (51% dos participantes), seguido pela região Sul, com 19% dos participantes. Os respondentes da pesquisa ocupavam diversos cargos nas instituições, como médicos, gestores, marketing, administração, T.I e recepção. As perguntas foram divididas em seis grupos temáticos, são eles: perfil das clínicas e hospitais; marketing; agendamento, confirmação e satisfação; atendimento online; gestão interna e planos para 2022. Confira, abaixo, os principais insights da pesquisa.

Marketing

Quando o assunto é marketing, 10% dos centros de saúde afirmaram que não possuem nenhum tipo de investimento nessa área, enquanto 66% dos respondentes (a maioria) afirmou que gasta entre 1 a 15% do budget em divulgação. Dos responsáveis pela área de marketing, 31% das clínicas e hospitais afirmaram que contratam um profissional interno para o setor, enquanto 19% optou por recorrer a agências de marketing.

Com a tendência de estar cada vez mais no mercado digital, os números confirmam a necessidade: 73% dos respondentes afirmaram utilizar o Instagram como meio de divulgação, 65% utilizavam o Facebook e 48% possuíam site próprio. Em relação às métricas, 56% dos entrevistados afirmaram que os novos pacientes são uma importante métrica do sucesso relacionado às ações de marketing, seguido de 50% em “geração de agendamento de consultas” e 41% “melhor posicionamento no Google”.

Leia também: Guia do Marketing na Medicina

Agendamento, confirmação e satisfação

Em relação a agendamentos e consultas, 91% dos entrevistados afirmaram que ainda utilizam o telefone, 75% que utilizam o WhatsApp e 40% utilizam site próprio. Já para a confirmação de consultas, o WhatsApp sai na frente, com 74% das respostas e o telefone em seguida, com 66%.

Atendimento online

A tecnologia e a internet estão cada vez mais presentes no cotidiano dos hospitais e clínicas, e o “Panorama das Clínicas e Hospitais 2022” comprovou essa teoria. Dentre os serviços oferecidos pela internet, ganharam destaque: o agendamento de consultas, a confirmação de consultas, as pesquisas de satisfação, a telemedicina e os pagamentos.

E quando o assunto é telemedicina, 40% das clínicas afirmaram que possuem alguns especialistas que oferecem essa opção, 23% afirmaram que todos os especialistas oferecem essa opção e 28% que nunca oferecem. Do último grupo, 44% justificaram a não aderência à telemedicina, pois a especialidade da clínica não se adapta ao atendimento online.

Panorama das Clínicas e Hospitais 2023

Agora que você já sabe o que disseram os profissionais que trabalham com a saúde no Brasil em 2021, é necessário pensarmos em tendências: o que o futuro nos trará? Em que devemos investir? Como conquistar e reter nossos pacientes, oferecendo segurança e eficácia no tratamento?

Para nos ajudar a projetar esse cenário, responda ao “Panorama das Clínicas e Hospitais 2023”. Clique abaixo para responder:

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Girlane Lovato é farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Pará. Possui MBA em Marketing e Vendas e Formação Complementar em Empreendedorismo e Gestão de Contas-Chave. É Gerente de Operações da Neomed, onde lidera as equipes de onboarding e customer success.

Amanda Bonamini – Recursos Humanos

Amanda Bonamini é psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Gente, Cultura & Desenvolvimento, com mais de oito anos de experiência. Atuou em consultorias e também contribuiu para o crescimento de startups. Na Neomed, é responsável pela área de Pessoas, com foco em cultura organizacional, performance e engajamento.

José Henrique Lopes – CTO

José Lopes é Mestre em Gestão de Informática. Como Engenheiro, atuou no Nordeste Bank, onde implementou o framework Ágil. Também trabalhou na startup Tempo Telecom e criou a primeira MVNO (Mobile Virtual Network Operator) na região Centro-Oeste do Brasil. Na Neomod, é responsável pelo desenvolvimento de produtos, infraestrutura e segurança de dados.

Bruno Farias – Cofundador e CPO

Bruno Farias é pós-graduado em Estudos Gerais de Negócios com Concentração em Marketing na UCLA (EUA) e atua na área de tecnologia há mais de dez anos. Atuou também na T-Systems em Business Operations, e na Keyrus, em um projeto da multinacional AB-Inbev. Foi também gerente de Produto da Movile e criador da plataforma omnichannel Wavy.

Izabelle Ferreira – Cofundadora e CFO

Izabelle Ferreira é pós-graduada em Gestão Financeira. Como contadora, atuou na Amaggi, um dos maiores grupos de trading de Commodities da América Latina. Implementou e gerenciou toda a gestão de Risco Financeiro, indexando os negócios com a Bolsa de Chicago. Na Neomed, é responsável por toda a área financeira.

Gustavo Kuster – Fundador e CEO

Gustavo Kuster é doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM) e membro do Conselho da ABTMS, também realiza consultoria especializada em Neurologia e Inovação (Medscape) e é especialista em Conselho Consultivo na Allm Inc (startup japonesa de saúde).