A equipe de enfermagem é peça fundamental nos prontos-socorros. Quando falamos de dor torácica, esses profissionais são os responsáveis por avaliar e classificar o risco dos pacientes, além de realizar exames como o eletrocardiograma, por exemplo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% a 60% dos pacientes com IAM entram em óbito nas primeiras horas de manifestação do IAM e cerca de 80%, nas 24 primeiras horas.
Principais dificuldades
Em uma pesquisa realizada pela Neomed com profissionais da enfermagem que trabalham em pronto-socorros, as principais dificuldades citadas quando o assunto é o diagnóstico da dor torácica foram o diagnóstico rápido, a veracidade nas informações do paciente, a diferença entre os tipos de dor, a demora no atendimento e a falta de equipamentos.
Além dessas dificuldades, um dos pontos críticos nos prontos-socorros é que nem sempre é possível contar com a presença de um cardiologista de plantão, para direcionar o atendimento e laudar, de forma correta, os eletrocardiogramas.
A tecnologia como ponto de apoio
Após serem realizados o exame físico e a anamnese, o próximo passo no diagnóstico é a realização do eletrocardiograma em até 10 minutos após a entrada do paciente no pronto-socorro.
Nesse cenário, como não há disponibilidade de cardiologistas em plantão 24/7, a tecnologia entra como aliada ao diagnóstico rápido.
O Kardia, software da Neomed, une cardiologistas em plantão 24/7, a prontos-socorros de todo o país, fazendo com que o diagnóstico seja realizado de forma rápida, em até 10 minutos, aumentando as chances de um bom desfecho clínico para os pacientes.
A implantação do Kardia é bastante simples, e a equipe da Neomed realiza quantos treinamentos forem necessários na unidade, a fim de facilitar o processo de adaptação de toda a equipe e otimizar os diagnósticos de dor torácica.
Se você deseja saber mais sobre esse assunto e a aplicação do Kardia em seu pronto-socorro, clique aqui e baixe gratuitamente o Manual da Dor Torácica para Enfermagem.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.