Prezar pela qualidade de um órgão hospitalar atribui prestígio, referência e, até mesmo, status à instituição. Porém, a medicina no Brasil vem sendo marcada pela precariedade em procedimentos e recursos, como a falta de médicos, baixo investimento em saúde pública e desigualdade demográfica de profissionais, por exemplo. Essas condições agravam outro problema recorrente: a falta de instituições de saúde com acreditações hospitalares no país.
A difusão e a implementação das acreditações hospitalares proporcionam padrões de assistências mais elevados, garantindo mais segurança e qualidade na prestação de serviços médicos. Porém, a iniciativa ainda é muito tímida em nosso país. Enquanto nos Estados Unidos 85% dos hospitais estão acreditados, no Brasil, em 2012, apenas 2,3% deles apresentavam acreditações. Ainda, segundo a Federação Nacional da Saúde, em 2018, apenas 324 dos 6.820 hospitais brasileiros possuíam acreditações hospitalares, sendo 117 do estado de São Paulo.
Apesar do agravante, as acreditações hospitalares evidenciam a qualidade e segurança da assistência médica prestada pela instituição. Neste artigo vamos explicar tudo sobre as acreditações e como facilitar o cumprimento de vários dos seus padrões, por meio de uma única plataforma.
No KardiaCast abaixo, você confere a entrevista completa com Camilla Covello, sócia e CGO da QGA – Quality Global Alliance e uma das líderes na implementação da metodologia de acreditação canadense Qmentum no Brasil.
Acreditação Hospitalar: o que é?
Acreditações hospitalares são métodos avaliativos e de certificação sobre a qualidade da assistência médica e da segurança do paciente. Buscando melhorar o atendimento, a partir de padrões cada vez mais elevados.
A acreditação hospitalar surgiu nos EUA, atestando a competência e a qualidade dos serviços hospitalares, para alcançar padrões assistenciais de saúde mais elevados. No Brasil, a acreditação é voluntária e uma das opções possíveis é aplicada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A organização concede os certificados de acreditação de acordo com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação.
As acreditações hospitalares não têm caráter fiscal e constituem um programa de educação continuada das clínicas e hospitais, aplicado periodicamente para incentivar a melhoria contínua. Seus principais benefício são:
- Mais segurança para pacientes e colaboradores;
- Maior qualidade no atendimento;
- Aplicação da melhoria contínua dentro da instituição;
- Melhoria no gerenciamento da unidade.
Obter acreditação para uma clínica e hospital exige muitas ações da gestão hospitalar. Estar de acordo com tantos padrões certifica a dedicação, segurança e a qualidade do serviço da clínica ou hospital, fazendo da instituição de saúde uma referência de mercado.
Acreditação Hospitalar: quais as principais?
Existe uma variedade de acreditações nacionais e internacionais que as instituições de saúde podem conquistar. A metodologia utilizada para realizar as avaliações segue padrões rigorosos. O seu objetivo é promover qualidade nos processos e serviços executados em padrões de excelência, que garantam a segurança e a satisfação dos pacientes. Entre os principais órgãos de acreditações hospitalares podemos citar:
1. Organização Nacional de Acreditação (ONA)
A ONA é uma organização não governamental que busca promover a qualidade e segurança dos serviços hospitalares. Para ser acreditada pela organização, a instituição precisa comprovar o cumprimento dos seus padrões, reconhecidos internacionalmente.
Para garantir o desenvolvimento contínuo da qualidade do serviço prestado, a ONA é a única a certificar seus acreditados em três níveis. Esses níveis de classificação são crescentes e suas diretrizes são relacionadas a Estrutura (Nível 1: Acreditado), Processos (Nível 2: Acreditação Plena) e Resultados (Nível 3: Acreditação por Excelência):
- Nível 1 – Acreditado: cumpriu 70% ou mais dos padrões de qualidade definidos pela ONA. Avalia-se todas as áreas de atividades do hospital, como aspectos estruturais e assistenciais.
- Nível 2 – Acreditado Pleno: o hospital deve cumprir 80% dos padrões de qualidade e segurança, e cumprir em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada.
- Nível 3 – Acreditado com Excelência: a organização de saúde deve cumprir em 90%, ou mais, os padrões de qualidade e segurança, cumprir em 80%, ou mais, dos padrões de gestão integrada, e atender em 70%, ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão.
Esta acreditação é de caráter nacional, seus padrões podem ser adotados e avaliados em prestadoras de serviço de saúde como hospitais, ambulatórios, pronto atendimento e outros.
2. Joint Commission International (JCI)
Pioneira no ramo, a Joint Commission International (JCI) é reconhecida globalmente por ser a líder de acreditações hospitalares. Atualmente, mais de 22 mil organizações de saúde, em mais de 100 países do mundo, são acreditadas pela JCI.
Até hoje, o processo de acreditação da Joint Commission (JC) inspirou a criação de outros programas de acreditação, entre os quais, o brasileiro. Ao possuir uma acreditação como esta, a instituição de saúde estará elevando o seu status e atraindo mais clientes à nível global.
3. Health Information and Management Systems Society (HIMSS)
A acreditação disponibilizada pelo HIMSS tem suas diretrizes pautadas no uso de tecnologia na instituição. De nível internacional, ela analisa o uso de ferramentas digitais nos procedimentos hospitalares.
A acreditação HIMSS é uma das mais exigentes e possui oito níveis, em uma escala de 0 a 7. Para chegar ao nível final, a instituição de saúde tem que ser totalmente digital, com alto nível de maturidade tecnológica.
Com o surgimento de inovações tecnológicas na saúde, muitas instituições brasileiras têm almejado o certificado. Atualmente, 23 hospitais brasileiros possuem a certificação.
4. Accreditation Canada
A Accreditation Canada também é internacional e as diretrizes da sua acreditação estão focadas em três princípios:
- gerência clínica;
- medicina baseada em evidências;
- redução de sobrecarga dos profissionais da saúde.
Atualmente, a instituição de acreditação, atua em mais de 35 países, atendendo mais de 15 mil hospitais e clínicas. Apesar de uma plataforma global, a Accreditation Canada aplica suas avaliações de acordo com a localidade, o tipo e o tamanho da instituição.
A sua acreditação colabora com as organizações para personalizar e entregar programas de melhorias e de qualidade de serviço, respeitando as necessidades locais.
5. Health Standards Organization (HSO)
Também canadense, e parceira da Accreditation Canada, a Health Standards Organization (HSO) administra acreditações hospitalares com padrões, programas avaliativos e soluções de melhoria contínua para instituições de saúde de todo o mundo. Atualmente o programa contém mais de 110 diretrizes de padrões hospitalares aplicados em mais de 15 mil instituições de 35 países.
Os padrões de sua acreditação estão focados nos mais altos índices de qualidade para os pacientes e seus familiares, cobrindo vários aspectos dos serviços. Sua Acreditação busca as melhores evidências disponíveis, que embora globais, são aplicáveis em contextos locais.
6. Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)
A ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) é responsável por uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo e possui tripla certificação, com reconhecimento da International Society for Quality in Health Care (ISQua). No Brasil, esta certificação é realizada em parceria com o IBES International.
O processo de avaliação da ACSA é dividido em três etapas, sendo elas: auto-avaliação, visita de avaliação e acompanhamento. A acreditação possui três níveis e tem a validade de 5 anos. Podem ser acreditados ambulatórios e clínicas, bancos de sangue, hospitais, laboratórios clínicos, entre outros. Para mais informações, clique aqui.
Como o Kardia pode ajudar a conquistar acreditações
A utilização de tecnologia na medicina, como o da inteligência artificial, por exemplo, tem apresentado resultados mais do que satisfatórios. Com suas aplicações, essas inovações tecnológicas garantem à instituição a qualidade e segurança a nível dos padrões das acreditações. Esses benefícios garantem uma melhoria contínua na qualidade dos serviços de saúde prestados, e da segurança hospitalar.
Um grande problema do cenário atual é a escassez de profissionais da saúde, com muitas organizações à mercê dessa situação. Dentre os problemas da demografia médica do país, está a falta de especialistas cardiologistas, com apenas 4,1% dos profissionais atuando na área. Além disso, faltam especialistas nos prontos-socorros capazes de fazer leituras de exames de eletrocardiograma com agilidade e precisão. Solucionar esses problemas, além de proporcionar maior segurança para o paciente , aproximam a instituição de saúde dos padrões exigidos pelas acreditações.
Com a aprovação da telemedicina, inovações têm proporcionado para gestores hospitalares a oportunidade de sanar tais carências, com um serviço de extrema qualidade e com total segurança. Pensando nisso, a Neomed apresenta o Kardia, uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para triar eletrocardiogramas, detectar fibrilação atrial e que emite laudos de ECG feitos por cardiologistas, em até 10 minutos. A inovação tecnológica permite que a instituição de saúde cumpra importantes diretrizes dos padrões de qualidade exigidos pela acreditação. Confira.
- Melhorias na equipe profissional: cardiologistas disponíveis 24/7 para emissão de laudos de exames gráficos, como o ECG;
- Mais agilidade em processos clínicos: tecnologia IA para leitura de exames, com triagem em apenas 50s, separando os exames entre normais e anormais;
- Maior segurança: chaves de acessos pessoais, comunicação criptografada de ponta a ponta;
- Menor subnotificação: IA que identifica fibrilação atrial, aumentando o número de procedimentos e diminuindo a subnotificação em seu hospital.
São diversas as diretrizes para obter as acreditações hospitalares. Facilitar tantas delas com a implementação de uma única plataforma é a ajuda que a alta administração hospitalar precisava. Garanta um serviço de saúde de mais qualidade e segurança e facilite a acreditação da sua organização. Clique aqui e conheça o Kardia!
Referências:
ALÁSTICO, Gabriel Pedro and TOLEDO, José Carlos. Acreditação Hospitalar: proposição de roteiro para implantação. Revista Gestão e Produção. 2013
Scheffer M, Cassenote A, Guilloux AGA, Biancarelli A, Miotto BA, Mainardi GM. Demografia médica no Brasil 2018: número de médicos aumenta e persistem desigualdades de distribuição e problemas na assistência. São Paulo: Associação Médica Brasileira; 2018. Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2018/03/DEMOGRAFIAM%C3%89DICA.pdf
BRASIL. Lei Nº 13.989, de 15 de abril de 2020. Dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Diário Oficial da União: seção 1, edição 73, pg 1.
Diandro Marinho Mota é Diretor Médico da Neomed. Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Obteve o Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2012), Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) e Certificado de Atuação na Área de Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2014). Atualmente é doutorando em cardiologia pelo Programa USP/IDPC.
CRM SP 136.651