Dia 8 de março é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Para marcar a data, convidamos a Dra. Danielli Orletti, especialista em Saúde Pública pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), para dar algumas sugestões para a saúde da mulher. Confira:
- Beba bastante água: as queixas de cansaço são muitas, mas você sabia que 10% das pessoas que apresentam essa queixa tem apenas desidratação? Cerca de 60% do nosso corpo é água e, por isso, é tão importante nos mantermos sempre hidratadas.
- Faça a “higiene do sono”: para manter a saúde física e mental é necessário ter boas noites de sono. Para quem não conhece, o termo “higiene do sono” refere-se a diversas práticas e hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono, como: evitar café, telas e atividades físicas horas antes de dormir.
- Pratique atividade física: a prática regular pode trazer inúmeros benefícios para a saúde feminina, como o controle da gordura, metabolismo corporal, e a adaptação cardiovascular. Além desses comprovados benefícios, a atividade física atua na prevenção da osteoporose, principalmente em mulheres após a menopausa. Cerca de 30 minutos de atividade física regular já são capazes de contribuir para nossa saúde.
- Siga uma dieta saudável: é sabido que a alimentação saudável pode influenciar em diversas dimensões da nossa saúde. Mas você sabia que alguns alimentos podem influenciar nossos hormônios e amenizar inclusive os sintomas da endometriose? Invista em alimentos como peixes e nozes e evite alimentos processados e fritos.
- Vitamina D: A exposição solar pode ser um grande aliado na saúde feminina. Isso porque a deficiência de vitamina D pode levar ao aumento de doenças inflamatórias. Por isso, dedique, pelo menos, 20 minutos de exposição solar diária para a produção dessa grande aliada da saúde.
Fonte: Dra Danielli Orletti (CRM 181532)
Maira Flores é jornalista (UFSC), RP (ECA/USP) e mestranda em Administração (Esag), especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos, incluindo a temática de Vida&Saúde. Atualmente, Maíra é Head de Comunicação na Neomed.