A COVID-19 foi um ponto de inflexão na história das tecnologias na saúde. O Brasil, nesse sentido, é um dos países que acompanha o crescimento exponencial, desenvolvendo inúmeras soluções de telemedicina e crescendo rapidamente quanto ao uso da tecnologia no cuidado à distância.
Segundo o estudo publicado na revista científica Plos One, nos seis primeiros dias após a primeira morte causada pelo vírus, as consultas por meio de soluções de telemedicina cresceram cerca de 800% no país. O dado ilustra como o cenário da saúde nacional foi significativamente transformado em um curto período de tempo.
Através de um avançado processo para troca de informações médicas, monitoramento de pacientes e análise de laudos de diferentes exames, a telemedicina tem evoluído para um expressivo apoio à medicina tradicional.
Se antes os profissionais de saúde tinham poucas ferramentas para atuar com a telemedicina, agora o setor conta com uma ampla variedade de soluções tecnológicas, de diversas categorias.
Ao longo do artigo, falaremos em detalhes sobre cada uma delas. Acompanhe!
O que é telemedicina?
A telemedicina usa telecomunicações e tecnologia da informação para fornecer assistência médica à distância. O termo engloba toda a prática médica executada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. A função da ferramenta é facilitar o acesso à saúde em todas as escalas, beneficiando tanto as instituições quanto os pacientes.
Hoje, a telemedicina está presente no agendamento virtual, na emissão de laudos, na possibilidade de comprar medicamentos com receituário eletrônico, na disponibilidade de aplicativos para registro de vacinas e atendimentos, entre diversas outras possibilidades.
No Brasil, apesar de ter surgido ainda na década de 90, a telemedicina passou a ser regulamentada a partir de 2002, quando conselhos ligados à saúde criaram as resoluções que regeriam todos os profissionais atuantes na área, por meio da Lei n. 1.643 do CFM.
A partir dela, foi determinado que os serviços prestados via telemedicina devem possuir apropriada infraestrutura tecnológica e obedecer às normas técnicas do CFM.
Diante do cenário de pandemia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) irá publicar uma nova resolução com as normas éticas, técnicas e seguras para o uso da telemedicina no país.
Benefícios da Telemedicina para os hospitais
A tecnologia aprimorada tornou a telemedicina mais fácil, mesmo para aqueles que não se consideram familiarizados com o uso de computadores.
Dentre as vantagens que tornaram as soluções de telemedicina atrativas para clínicas e hospitais, estão:
Otimização do tempo e aumento da produtividade da equipe
Se há uma coisa que profissionais da saúde não têm, é tempo livre.
Eficiência e terceirização estão entre os principais benefícios da telemedicina para clínicas e hospitais.
Aplicativos móveis e portais de pacientes permitem que agendem suas próprias consultas, solicitem exames e vejam os resultados do laboratório – tudo isso significa menos chamadas para a operação.
Além disso, a tecnologia de armazenamento, encaminhamento e outros tipos de comunicação móvel ajudam os profissionais de saúde a colaborar com mais rapidez, otimizando o fluxo de trabalho.
Centralização e armazenagem das informações
Nas soluções de telemedicina de qualidade, o armazenamento dos dados é hospedado na nuvem, portanto, não requer espaço físico para o arquivamento de material.
Centralizar e armazenar informações é uma forma competente de aumentar a eficiência da saúde, já que o médico, paciente e o especialista não precisam estar fisicamente no mesmo lugar ao mesmo tempo.
Isso significa menor tempo de espera do paciente, fácil acesso a especialistas (mesmo em locais com escassez da especialidade necessária) e um atendimento otimizado para o médico, que pode revisar o caso com facilidade se for necessário.
Redução de custos
Do ponto de vista econômico, a telemedicina ajuda a reduzir os custos das instituições médicas, sejam clínicas ou hospitais.
Afinal, ter uma força de trabalho especializada requer muito investimento.
Para a realização de exames complexos e específicos, por exemplo, a instituição depende da análise de profissionais qualificados na área.
Ainda que o estabelecimento tenha uma equipe apta a suprir as necessidades de interpretação dos dados, os especialistas nem sempre estarão disponíveis.
Veja como a Rede AmorSaúde solucionou esse problema.
Segurança
Quando o assunto é segurança na telemedicina, existem diferentes aspectos que devem ser contemplados pelo tema.
Não é para menos, já que os dados de pacientes contêm informações sigilosas e particulares, definidos pela LGPD como dados sensíveis, que necessitam de um tratamento que garanta a proteção das informações.
Por meio da telemedicina, o acesso às informações depende de login associado a uma senha, além de todo o processo ser assegurado por tecnologia criptográfica.
Diagnósticos mais ágeis e precisos
O cruzamento de informações e a opinião especializada sempre foram essenciais para a tomada de decisão médica.
No entanto, a evolução da tecnologia permitiu o acesso e o cruzamento de milhares de dados que antes eram descritos somente em livros, resultando em uma maior agilidade nos sistemas de detecção de doenças.
O médico de plantão, por mais capacitado que seja, nem sempre possui as ferramentas necessárias para coletar as informações diretamente do paciente.
Com diferentes fontes de informação, o profissional poderá ampliar o panorama do cuidado, considerando criteriosamente outros contextos e procedimentos vivenciados pelo usuário.
Soluções de Telemedicina: conceitos e exemplos
Quando a telemedicina é utilizada de maneira adequada, pode oferecer vantagens reais para o sistema de saúde. O mercado nacional, inclusive, já oferece uma série de soluções capazes de otimizar o dia a dia hospitalar.
Teleconsulta
São as consultas médicas, mediadas por tecnologias, em que médicos e pacientes se encontram virtualmente.
Uma premissa obrigatória desse conceito é o estabelecimento prévio de uma relação presencial entre o médico e o paciente.
Nos atendimentos por longo tempo ou de doenças crônicas, é recomendado uma consulta presencial em intervalos não superiores a 120 dias.
O ideal é que as consultas ocorram de forma integrada ao prontuário eletrônico do paciente, garantindo mais segurança para a instituição e o paciente.
O software médico de Teleconsulta iClinic ou Conexa Saúde, por exemplo, é uma solução clínica que adota essa e outras práticas recomendadas pela LGPD.
Teleducação
A teleducação é a utilização de ferramentas tecnológicas para a construção e aperfeiçoamento de conhecimentos de médicos e profissionais da área da saúde.
O robô Pupila, por exemplo, é uma solução que reúne artigos e tendências dos principais periódicos, revistas e publicações que são referências na medicina, além de oferecer conteúdos analisados por uma equipe de experts.
Outra solução que empodera os profissionais da área médica é a Sanar Saúde. A startup desenvolve produtos que unem conhecimento e tecnologia com o objetivo de direcionar e preparar o profissional para cada fase e desafio da carreira.
Quem também oferece conteúdos que auxiliam na hora da tomada de decisão clínica é o Portal Pebmed. Feito por médicos para médicos, o portal desenvolveu o aplicativo Whitebook para a consulta de conteúdos e ferramentas confiáveis.
Prescrição Digital
Essa modalidade abrange a digitalização da prescrição de medicamentos.
Assim como a maioria das soluções de telemedicina, otimiza o fluxo de trabalho ao reduzir o índice de erros humanos.
Em Manaus, por exemplo, 29% das prescrições digitalizadas em 2014 continham erros, contra 71% das manuais.
O sistema de prescrição da Memed é um exemplo de solução de prescrição integrada que oferece facilidade ao prescrever e confiabilidade, com uma base de dados com mais de 20 mil medicamentos.
Outro exemplo disponível no mercado é o Interage, desenvolvido pela Intmed, uma solução integrada que reduz o risco de complicações causadas pelo efeito de interações medicamentosas.
Nascida para antecipar o futuro no sistema de saúde, a NexoData também desenvolveu uma solução completa de prescrição eletrónica de medicamentos para prestadores de saúde, empresas de tecnologia e farmácias.
Teleinterconsulta
É a troca de informações e opiniões entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para segunda opinião, seja no auxílio diagnóstico e terapêutico ou clínico e cirúrgico.
O Onco TeleInterconsulta, por exemplo, é uma solução que facilita o diálogo médico-para-médico e, por meio de ferramenta digital, possibilita discussões de casos clínicos com qualidade e agilidade, à distância.
Outra empresa que possibilita a troca de informações técnicas e encaminhamentos entre profissionais de diversas equipes multidisciplinares é a Global Brain.
A healthtech é especializada em soluções de teleinterconsulta em diferentes especialidades médicas.
Teleconsultoria
É o ato de consultoria mediada por tecnologias entre médicos e gestores, profissionais e trabalhadores da área da saúde, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.
O TelessaúdeRS oferece um serviço de teleconsultorias gratuitas por telefone, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, baseadas nas melhores evidências científicas.
O objetivo é ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes de forma mais rápida. As dúvidas são respondidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio, através do 0800 644 6543.
Telediagnóstico
É o compartilhamento de exames e informações, por meio de soluções digitais seguras, para análise e diagnóstico médico à distância.
Podem ser documentos de diversas especialidades, em método gráfico, imagens e/ou dados, por isso demanda um corpo clínico de alta qualidade para as análises, como a equipe da Neomed, que é especializada na análise e telelaudo de exames cardiológicos.
O telediagnóstico deve ser realizado conforme diretrizes científicas propostas pela Associação de Especialidade vinculada ao método, segundo determina o Decreto do Governo Federal nº 8.516, de 10 de setembro de 2015.
Teletriagem médica
É a operação remota realizada por médicos para avaliar sintomas a fim de estabelecer procedimentos preliminares adequados para o atendimento médico, como definição e direcionamento do paciente a um especialista.
Nesta modalidade, o médico deve destacar e registrar que não se trata de um diagnóstico médico, assim como os estabelecimentos de saúde devem oferecer e garantir todo o sistema de regulação para encaminhamento dos pacientes.
Laura, robô que utiliza inteligência artificial (IA), é um exemplo de teletriagem.
O paciente acessa a plataforma e passa pelo Pronto Atendimento Digital (P.A. Digital), momento em que a robô Laura realiza uma análise de seus principais sintomas e sinais vitais, a fim de identificar se o caso se enquadra como suspeita de Covid-19.
Outro exemplo de solução capaz de identificar sintomas precocemente e de maneira escalável é a CogniSigns.
O objetivo da empresa é que condições mentais e as principais doenças do mundo possam ser diagnosticadas precocemente por meio da triagem digital.
Telemonitoramento
São ações realizadas remotamente sob supervisão e orientação médica para monitorar parâmetros de saúde e/ou doença por meio da análise de imagens, sinais e dados de equipamentos conectados a pacientes em regime de internação clínica ou domiciliar.
Esta modalidade inclui a coleta de dados clínicos, sua transmissão, processamento e manejo sem que o paciente precise se deslocar até uma unidade de saúde
Os Apple Watch, que por muito tempo tinham tecnologias voltadas para o mundo fitness, agora possuem funcionalidades para o bem-estar, como um sensor de oxigenação do sangue e eletrocardiograma.
Outra solução que faz o monitoramento de casos crônicos e reduz custos assistenciais é a Previva.
A plataforma foi desenvolvida para facilitar o planejamento, a execução e a avaliação de programas de medicina preventiva e promoção da saúde.
Soluções de Telemedicina com apoio de Inteligência Artificial
Com sua capacidade de reconhecer padrões e aprender a partir disso, não é exagero dizer que tudo pode ser ensinado à Inteligência Artificial (IA).
Ela é substancialmente mais rápida na análise de imagens e permite a automação de tarefas manuais demoradas. Por não estar restrita à hora médica de trabalho, é uma solução que auxilia e reduz o tempo do médico.
Nesse sentido, acelerar a revisão de casos aumenta a produção dos laboratórios de patologia, permitindo que novos pacientes sejam aceitos.
Além disso, com a otimização do fluxo de trabalho, a equipe médica pode se concentrar por mais tempo no cuidado ao paciente, e não somente na sua doença.
É fato que, embora a maioria dos profissionais de saúde seja altamente especializada, boa parte conta com ferramentas falíveis e demoradas para a revisão de casos e diagnósticos clínicos.
Enquanto isso, os sistemas de inteligência artificial melhoram a precisão das análises, reduzem os vieses e padronizam a revisão da amostra, democratizando o atendimento aos pacientes.
Dentre suas diversas aplicações na saúde, estão:
- IA no diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio;
- IA na triagem hospitalar;
- IA para reconhecimento de lesões dermatológicas;
- IA para patologias e marcadores moleculares;
- IA para radiologia;
- IA para o tratamento de Alzheimer;
- IA para doenças cancerígenas;
- IA para doenças cardiovasculares.
Inove na gestão da sua instituição com as soluções de telemedicina da Neomed
A Neomed é uma healthtech especialista na emissão de laudos cardiológicos à distância. Há pouco mais de três anos no mercado nacional, desenvolveu um sistema de gestão e telelaudo que traz facilidades tanto para as clínicas e consultórios quanto para médicos de todos os lugares.
Quer reduzir os custos da sua instituição de saúde e contar com uma equipe de cardiologistas altamente qualificada, 24 horas e 7 dias na semana, com laudos emitidos em até 10 minutos?
Confira as vantagens de ter as nossas soluções de telemedicina implementadas na sua instituição de saúde:
- Disponibilidade de uma equipe médica de especialistas altamente qualificados todos os dias, 24h;
- Laudos precisos e entregues com agilidade, de acordo com a necessidade, emitidos por especialistas;
- Gestão das informações de forma centralizada em dashboards de acompanhamento;
- Interoperabilidade com os principais sistemas utilizados na área da saúde;
- Proteção dos dados dos pacientes em respeito às diretrizes da LGPD e armazenamento das informações segundo a determinação da Anvisa.
Além disso, desenvolvemos um hub de Inteligência Artificial que alia medicina à tecnologia para detectar com rapidez doenças do coração, acelerar o diagnóstico e salvar mais vidas no atendimento à emergência médica, o Kardia.
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Danielli Orletti é coordenadora médica na NEOMED. Médica Sanitarista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especializada em Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, com foco de atuação em Inovação em Saúde. Atualmente realiza pesquisas junto à Faculdade de Saúde Pública da USP.
CRM SP 181.532
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