A telemedicina cardiológica é uma importante aliada da equipe hospitalar no atendimento de pacientes que entram na emergência com sintomas de doenças cardiovasculares, como a dor torácica. Além do suporte de um cardiologista 24 horas por dia, a possibilidade de utilizar inteligência artificial na triagem dos exames viabiliza um diagnóstico seguro e até mais rápido do que determinam as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Principalmente em cidades pequenas e regiões com número reduzido de médicos da área, a solução é fundamental para dar suporte especializado aos hospitais. O resultado dessa assistência é a redução da distância entre os sintomas e o tratamento, a sobrevida do paciente e a diminuição de sequelas em casos de infarto do miocárdio, por exemplo.
Outro benefício da telemedicina cardiológica é o baixo custo da solução e a facilidade para implantação do sistema. Basta um computador ou tablet e internet. Confira, abaixo, alguns benefícios de ter um cardiologista virtual de plantão em seu hospital ou pronto-socorro:
Agilidade e padronização no atendimento de emergência cardiológica
A doença isquêmica do coração é a que mais mata no Brasil e no mundo, sendo que de 40% a 65% dessas mortes ocorrem na primeira hora, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Portanto, cada minuto faz a diferença quando se está diante de um paciente com infarto agudo no miocárdio, por exemplo.
Com a solução Kardia, da NEOMED, a inteligência artificial realiza a triagem dos eletrocardiogramas (EGC) e divide-os entre normais e anormais. Com a triagem feita, um corpo clínico, formado por médicos cardiologistas habilitados em métodos gráficos com ampla experiência em telemedicina, emite o laudo de exames críticos em até 5 minutos, e 10 minutos caso sejam exames triados como normais. A média atual para o laudo de exames é de 2 minutos: esse tempo de resposta é cinco vezes mais rápido do que preconiza as diretrizes nacionais e internacionais (10 minutos).
Leia também: Soluções de Telemedicina para inovar na gestão Hospitalar
A eficiência faz com que o hospital inicie o tratamento de forma rápida, reduzindo a probabilidade de sequelas, aumentando também a chance de reversão do quadro e, consequentemente, salvando vidas.
Tanto ECGs críticos, quanto aqueles tidos como normais, passam por um médico cardiologista no Kardia, estando de acordo com as diretrizes do país para o protocolo de dor torácica, laudando o exame em até 10 minutos, e oferecendo ao paciente maiores chances de um desfecho positivo.
Certificações hospitalares
Para hospitais que buscam certificações, o Kardia é uma solução interessante porque otimiza e padroniza o atendimento cardiológico. Todo o processo é rastreável, o que possibilita o acesso aos dados e às métricas de todas as etapas envolvidas.
Além disso, a solução da NEOMED está de acordo com as principais diretrizes nacionais e internacionais de cardiologia, com normas vigentes da Anvisa e da Lei Geral de Proteção de Dados.
Apoio ao corpo clínico
Nem sempre o plantonista que está na emergência é um cardiologista. Atualmente, apenas 4,3% dos médicos do país têm título da especialidade, o que não é suficiente para atender a população brasileira. Por isso é essencial que o médico de plantão tenha auxílio para lidar com emergências cardiovasculares.
Soluções de apoio à conduta são importantes para dar mais segurança à equipe de emergência. O software Kardia possui um chatbot exclusivo, que segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), auxiliando nas decisões clínicas em situações tempo-sensíveis.
Implantação e integração do sistema
O hospital não precisa de equipamentos robustos para possuir um sistema de telemedicina cardiológica. Basta ter um computador ou um tablet e acesso à internet. Com apenas estes itens, a instituição tem à disposição assistência de um médico cardiologista.
A ferramenta se integra com os principais sistemas Pacs (sistema de comunicação e arquivamento de imagem médicas) e Peps (prontuário eletrônico do paciente) do mercado, o que garante trabalhar em conjunto com todas essas soluções digitais.
Redução de custos
A telemedicina cardiológica também é um benefício para muitos hospitais que possuem foco em outra especialidade e, muitas vezes, não é viável ter um cardiologista de plantão em todo o período de funcionamento. O sistema, portanto, reduz o custo para a instituição sem perder segurança e a eficácia no atendimento.
O Kardia é uma excelente solução para otimizar o protocolo de dor torácica. Além disso, seu uso pode ser ampliado às intercorrências cardiológicas que surgem nos demais setores dos hospitais.
Girlane Lovato é Coordenadora da Área Médica da Neomed e responsável pela implantação e implementação do Kardia nos hospitais. Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Uma resposta