Se você já ouviu falar sobre o tempo porta-agulha, provavelmente sabe que ele está relacionado ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Mas o que exatamente é o tempo porta-agulha e o que ele tem a ver com o seu pronto-socorro? Leia o post abaixo e descubra:
O que é o tempo porta-agulha?
No site da Neomed, já falamos sobre as principais diretrizes para o diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio na sala de emergência. Sabemos, portanto, que quando o assunto é saúde cardiovascular, cada minuto importa. Nesse cenário, o termo “tempo porta-agulha” (TPA) se refere ao tempo da chegada do paciente no hospital ou pronto-socorro até o início da administração do trombolítico.
Qual é a média ideal para o tempo porta-agulha?
As diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomendam que o tempo porta-agulha seja menor do que 30 minutos nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Em quais casos o trombolítico pode ser administrado?
O trombolítico é aplicado de forma endovenosa (diretamente na veia do paciente) e, nos casos de infarto, pode ser utilizado quando o paciente é diagnosticado com IAM com supra de ST e chega no pronto-socorro com menos de 12 horas de dor, caso não seja possível realizar a angioplastia primária em até 120 minutos.
Caso a dor persista há mais de 12 horas ou o paciente possua alguma contraindicação ao uso do trombolítico, a indicação é o encaminhamento para a angioplastia.
Como melhorar o tempo porta-agulha em meu hospital?
Quanto antes o paciente for atendido, maiores são as chances de um bom desfecho clínico. Para otimizar o atendimento em casos de dor torácica em seu hospital, conte com o Kardia: o software da Neomed que ajuda as equipes de saúde dos pronto-socorros e hospitais a detectar e tratar rapidamente os pacientes com suspeita de infarto e dor torácica. Clique aqui e conheça a solução!
No blog da Neomed, você encontra diversos conteúdos sobre cardiologia. Leia também:
- Como implementar um Time de Resposta Rápida (TRR) em seu hospital
- Trombolítico no IAM: saiba como funciona
- Eventos de Cardiologia em 2023
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.
2 respostas