Internações por infarto aumentam no Brasil

Entre os anos de 2008 e 2022, a média mensal de internações por infarto aumentou no Brasil. É o que mostra um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC). O estudo, que utilizou dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde, afirmou que a média mensal entre os homens passou de 5.282 para 13.645 e, nas mulheres, de 1.930 para 4.973, representando uma alta de 158% e 157%, respectivamente.

Os dados são referentes a todos os pacientes que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em hospitais ou públicos, o que representa cerca de 70% a 75% de todos os pacientes do país.

É importante lembrar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país. Entre os anos de 2017 a 2021, 7.368.654 pessoas morreram por esse motivo no Brasil.

Fonte: Um panorama das doenças cardiovasculares no Brasil

Fatores de risco

Quando falamos de infarto, devemos lembrar que hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo, diabetes e histórico familiar são fatores de risco para o evento. Manter uma rotina equilibrada, com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física, além de consultas regulares com médicos, é fundamental para os cuidados com o coração.

A importância do diagnóstico rápido

Quanto antes o diagnóstico de infarto é realizado, maiores são as chances de um bom desfecho clínico do paciente. Estima-se que,  a cada minuto do início do infarto, o paciente perde, em média, 11 dias de vida. Por esse motivo, a Neomed trabalha para diminuir a mortalidade cardiovascular no mundo por meio do Kardia, um software que une cardiologistas em plantão 24/7 ao seu hospital ou pronto-socorro, garantindo laudos de ECG rápidos e de qualidade. Clique aqui e conheça tudo o que o Kardia pode oferecer para o seu hospital.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.



Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.

Girlane Lovato – Gerente de CS/Operações

Girlane Lovato é farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Pará. Possui MBA em Marketing e Vendas e Formação Complementar em Empreendedorismo e Gestão de Contas-Chave. É Gerente de Operações da Neomed, onde lidera as equipes de onboarding e customer success.

Amanda Bonamini – Recursos Humanos

Amanda Bonamini é psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Gente, Cultura & Desenvolvimento, com mais de oito anos de experiência. Atuou em consultorias e também contribuiu para o crescimento de startups. Na Neomed, é responsável pela área de Pessoas, com foco em cultura organizacional, performance e engajamento.

José Henrique Lopes – CTO

José Lopes é Mestre em Gestão de Informática. Como Engenheiro, atuou no Nordeste Bank, onde implementou o framework Ágil. Também trabalhou na startup Tempo Telecom e criou a primeira MVNO (Mobile Virtual Network Operator) na região Centro-Oeste do Brasil. Na Neomod, é responsável pelo desenvolvimento de produtos, infraestrutura e segurança de dados.

Bruno Farias – Cofundador e CPO

Bruno Farias é pós-graduado em Estudos Gerais de Negócios com Concentração em Marketing na UCLA (EUA) e atua na área de tecnologia há mais de dez anos. Atuou também na T-Systems em Business Operations, e na Keyrus, em um projeto da multinacional AB-Inbev. Foi também gerente de Produto da Movile e criador da plataforma omnichannel Wavy.

Izabelle Ferreira – Cofundadora e CFO

Izabelle Ferreira é pós-graduada em Gestão Financeira. Como contadora, atuou na Amaggi, um dos maiores grupos de trading de Commodities da América Latina. Implementou e gerenciou toda a gestão de Risco Financeiro, indexando os negócios com a Bolsa de Chicago. Na Neomed, é responsável por toda a área financeira.

Gustavo Kuster – Fundador e CEO

Gustavo Kuster é doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM) e membro do Conselho da ABTMS, também realiza consultoria especializada em Neurologia e Inovação (Medscape) e é especialista em Conselho Consultivo na Allm Inc (startup japonesa de saúde).