Internações por infarto aumentam no Brasil

Entre os anos de 2008 e 2022, a média mensal de internações por infarto aumentou no Brasil. É o que mostra um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC). O estudo, que utilizou dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde, afirmou que a média mensal entre os homens passou de 5.282 para 13.645 e, nas mulheres, de 1.930 para 4.973, representando uma alta de 158% e 157%, respectivamente.

Os dados são referentes a todos os pacientes que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em hospitais ou públicos, o que representa cerca de 70% a 75% de todos os pacientes do país.

É importante lembrar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país. Entre os anos de 2017 a 2021, 7.368.654 pessoas morreram por esse motivo no Brasil.

Fonte: Um panorama das doenças cardiovasculares no Brasil

Fatores de risco

Quando falamos de infarto, devemos lembrar que hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo, diabetes e histórico familiar são fatores de risco para o evento. Manter uma rotina equilibrada, com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física, além de consultas regulares com médicos, é fundamental para os cuidados com o coração.

A importância do diagnóstico rápido

Quanto antes o diagnóstico de infarto é realizado, maiores são as chances de um bom desfecho clínico do paciente. Estima-se que,  a cada minuto do início do infarto, o paciente perde, em média, 11 dias de vida. Por esse motivo, a Neomed trabalha para diminuir a mortalidade cardiovascular no mundo por meio do Kardia, um software que une cardiologistas em plantão 24/7 ao seu hospital ou pronto-socorro, garantindo laudos de ECG rápidos e de qualidade. Clique aqui e conheça tudo o que o Kardia pode oferecer para o seu hospital.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas redes sociais

Participe da comunidade Neo

Baixe nossos conteúdos

Posts recentes

Você também pode gostar

Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.



Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.