A Tribo Científica é um time da Neomed que trabalha com a validação científica dos produtos da empresa, por meio da produção, publicação e divulgação de pesquisas científicas na área.
Confira abaixo uma entrevista com Fabiano Filho, integrante da Tribo Científica:
Separamos quatro artigos científicos sobre Inteligência Artificial, publicados pelo time da Neomed, para você se manter atualizado e por dentro desse assunto tão relevante nos dias de hoje. Confira:
Comparação de algoritmos de aprendizado de máquina na classificação do infarto do miocárdio usando detecção de sinal de elevação do segmento ST no eletrocardiograma e dados clínicos
Nesta pesquisa realizada pela Neomed, o objetivo foi desenvolver um modelo de Machine Learning utilizando variáveis clínicas e processamento de sinais para detectar infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCST) com alta sensibilidade em relação a laudos médicos.
Os modelos foram treinados com dados de 381 pacientes, de 10 hospitais públicos brasileiros, com as seguintes variáveis: elevação do segmento ST, sexo, idade, presença de marca-passo, sintomas como falta de ar e dor torácica, comorbidades como diabetes, dislipidemia, arritmias, sedentarismo, sobrepeso e tabagismo.
Segundo o artigo, modelos de ML que combinam informações de dados clínicos e exames complementares, como ECG, podem ser melhores que modelos lineares para triagem de IAMCST. Clique aqui para ler o estudo completo.
Desenvolvimento e aplicação de uma rede neural artificial para identificação de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST: uma nova ferramenta para otimização diagnóstica
O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de Redes Neurais Artificiais (RNAs) com a utilização de imagens de eletrocardiogramas (ECGs) e a extração dos sinais com alta sensibilidade e especificidade em relação aos laudos médicos para a identificação de casos de IAM com elevação do segmento ST (IAMCST).
O modelo foi treinado com dados de 3.768 exames de janeiro a dezembro de 2022, totalizando 17.567 derivações. O modelo obteve, ao final, uma sensibilidade de 97%, especificidade de 69% e área sob a curva ROC de 92% para a predição de IAMCST por exame.
Aceito no 43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o resumo completo você encontra aqui
Development and evaluation of a new artificial intelligence model for the analysis of electrocardiographic abnormalities
Aprimorar as pesquisas sobre o nível de confiabilidade nos modelos de Inteligência Artificial (IA) foi o que direcionou este artigo. Por meio do processamento de imagem com extração e processamento de sinais de eletrocardiogramas digitalizados, o modelo de IA apresentado alcançou 96% de sensibilidade e 26,9% de especificidade, resultando em uma IA adequada para triagem de casos de doenças cardiovasculares.
Portanto, a I.A. utilizada pode ser incluída no arsenal de métodos preditivos para triagem com alta sensibilidade. O estudo observou que houve um impulso na detecção de pequenas alterações por meio da IA, que podem passar despercebidas pelo olho humano. Leia aqui.
Application of artificial intelligence to optimize the diagnosis and treatment of acute coronary syndrome: a real experience
Quando falamos de Síndrome Coronariana Aguda, um dos fatores decisivos para o bom desfecho, é o tempo de início do tratamento. Neste estudo, o time da Neomed analisou o uso de inovações tecnológicas com Inteligência Artificial nas unidades de atendimento de emergência.
Com dados de 10 hospitais do Sistema de Saúde Público (SUS), foram analisados 5.506 eletrocardiogramas. Desses, 53,77% foram considerados anormais. O tempo médio de entrega de laudos pela plataforma de foi de 2 minutos e 51 segundos, mostrando que a implementação de tecnologias em emergências com atendimento para dor torácica é bastante viável e possui grande potencial para reduzir o intervalo entre os sintomas e o tratamento de pacientes com Síndrome Coronariana Aguda.
A importância da validação científica
Todo dia, na Neomed, trabalhamos para salvar vidas e diminuir a mortalidade cardiovascular no mundo. Levamos a sério todas as vidas que impactamos e, por isso, a validação científica é tão importante para a nossa empresa, pois garante bons resultados na prática clínica e também na parte teórica e científica. Clique aqui para saber mais sobre a tribo científica.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.