Como o Kardia ajudou a melhorar o desfecho clínico do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra

kardia: melhora no desfecho clínico

O Hospital Macrorregional de Presidente Dutra (HMPD), é a principal unidade de urgência e emergência da rede estadual do Maranhão. Inaugurado no ano de 2009, o hospital beneficia cerca de 250 mil pessoas, de 17 municípios, nas áreas de pronto atendimento, internação e cirurgia em diversas especialidades, além da realização de exames de média e alta complexidade.

A Neomed conversou com o Dr. Tenório Barros, médico responsável pelo serviço de cardiologia no HMPD desde 2013, e diretor médico da CentralCor Cardiologia, empresa que implantou o serviço de telecardiologia na urgência e emergência do hospital, objetivando avaliar o andamento da implementação da solução Kardia na instituição.

O problema

Para atender os serviços de urgência e emergência, o HMPD contava com escala de cardiologia apenas duas vezes por semana. Os médicos eram responsáveis por realizar visitas cardiológicas a fim de avaliar caso a caso, atendendo pacientes desde a emergência até a internação, fazendo o acompanhamento e buscando um diagnóstico e tratamento eficazes.

“Eu sempre encontrava falhas nos diagnósticos, o que resultava em atraso nos tratamentos. Isso me deixou muito insatisfeito e preocupado, porque, como costumamos falar, tempo é coração.”

Dr. Tenório explica que uma grande dificuldade no hospital era obter um laudo de eletrocardiograma em tempo hábil e realizado por cardiologistas, visto que a escala 24/7 só contava com clínicos: “A maior dificuldade estava na falta de agilidade na entrega de eletrocardiogramas de qualidade, visto que o diagnóstico ficava limitado à experiência dos clínicos que, por vezes, deixavam passar alguns casos mais específicos que precisam da perícia de um cardiologista”.

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o eletrocardiograma em pacientes com dor torácica deve ser realizado e laudado em até 10 minutos, contados a partir da entrada do paciente na unidade. “Por mais que a unidade realizasse o ECG no tempo previsto, não havia laudo, o que muitas vezes comprometia o atendimento dos pacientes”, finaliza o médico.

“Além da facilidade do uso da plataforma, o Kardia realiza uma rápida análise dos ECGs por uma equipe especializada em cardiologia, o que nos permite melhorar a eficiência dos diagnósticos cardiológicos nos pronto-socorros.”

O Kardia

A implantação do hub Kardia no HMPD aconteceu em fase de testes no mês de janeiro de 2022 e, no mês de fevereiro, o trabalho foi oficializado, ajudando os pacientes desde o momento da triagem. “Antes da parceria com a Neomed, a unidade não tinha protocolos para a realização de ECG de forma imediata. O paciente que entrava com queixa cardiológica, tinha, muitas vezes, o ECG postergado até depois da avaliação médica”, afirma Dr. Tenório.

Por não contarem com o resultado do laudo do ECG feito imediatamente por cardiologistas, a equipe muitas vezes não via necessidade da realização do exame, priorizando outras condutas no atendimento do paciente.

Melhora no desfecho clínico dos pacientes

Com a implantação do Kardia na unidade de urgência e emergência, a mudança foi perceptível: “O diagnóstico que demorava, às vezes, de dois a três dias, passou a ser oferecido em uma questão de minutos, dando a oportunidade para o médico que está de plantão agilizar o diagnóstico e tratamento”, afirma o cardiologista. 

“A aceitação foi boa e rápida. O software foi prontamente bem acolhido”.

Segundo Dr. Tenório, a mudança foi percebida tanto pela equipe do hospital, quanto pelos pacientes. Ele conta que houve casos de pacientes que, por serem conduzidos em tempo hábil, tiveram a oportunidade de ser transferidos para centros maiores, especializados em cardiologia intervencionista, garantindo um melhor desfecho para o paciente.

Dr. Tenório: nós um paciente com Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST, e isso foi diagnosticado imediatamente, ainda na entrada da unidade. A equipe de emergência teve acesso ao ECG laudado pelo Kardia e, com esse laudo, foi solicitado que o paciente fosse para uma unidade maior, com suporte de hemodinâmica. O paciente foi submetido ao trabalho de revascularização do miocárdio e teve sucesso. O tempo foi fundamental. O atendimento foi realizado rapidamente, num plantão de final de semana, onde não havia  cardiologista na unidade. Isso foi possível graças à rapidez da entrega do laudo, realizada pelo Kardia. A equipe nos relatou isso com enorme gratidão. Realmente, este trabalho tem feito a diferença!

Melhora na gestão de dados

Além da melhora no desfecho clínico dos pacientes, o médico afirma que também há uma melhora em relação à qualidade dos dados captados pelo hospital, porque, com auxílio do software Kardia, é possível quantificar os pacientes admitidos ou acometidos por problemas cardiovasculares durante a internação. Por meio dos dashboards e dados estruturados oferecidos pelo Kardia, as métricas são melhor conduzidas dentro do Hospital.

“Precisamos entender que a tecnologia não veio para substituir nenhum médico. Ela veio para ajudar, otimizar e democratizar o acesso das pessoas a serviços que são mais complexos de chegar em lugares distantes.”

Os próximos passos

Com o sucesso do projeto piloto no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra, os gestores de outras unidades solicitaram a participação neste projeto do Kardia, em parceria com a CentralCor Cardiologia. Ainda no primeiro semestre de 2022, o Kardia será implantado em mais cinco unidades de urgência e emergência no Maranhão.

“O laudo imediato em até 5 minutos* é inovador, não só aqui no Maranhão, mas em qualquer cidade do Brasil. Com certeza é um diferencial em qualquer urgência e emergência.”
*5 minutos para laudos críticos. 10 minutos para laudos normais

Dr. Tenório: Eu sempre fui inquieto em relação ao diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares. Eu acredito que as ferramentas que utilizam a tecnologia, quando colocadas à disposição de toda a população, podem acelerar e dar a oportunidade de salvar vidas. O trabalho idealizado junto à plataforma Kardia, da Neomed, nos permite levar esses laudos de maneira rápida e assertiva. A necessidade de tempo é real para o diagnóstico dessas doenças, porque, a partir do momento em que você tem um diagnóstico precoce, você proporciona mais qualidade de vida para esse paciente. A rapidez e a assertividade no diagnóstico auxiliam no melhor desfecho para a vida.
Se, assim como o Dr. Tenório, você deseja implementar o Kardia em seu hospital, melhorando o desfecho clínico dos pacientes, agilizando o diagnóstico e obtendo laudos em até 5 minutos para exames críticos, laudados por cardiologistas especializados, entre em contato com a Neomed e conheça todos os nossos serviços.

Em nosso site você encontra todas as soluções que a Neomed oferece para clínicas, laboratórios, hospitais e pronto-socorros e empresas e operadoras. Clique aqui para conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos nas redes sociais

Participe da comunidade Neo

Baixe nossos conteúdos

Posts recentes

Você também pode gostar

Olá, é um prazer falar com você.

Complete os campos ao lado para que possamos te conhecer.