É unânime a ideia de que, quanto mais rápido for realizado o diagnóstico do IAM, maiores são as chances de um desfecho clínico positivo para o paciente. Entretanto, sabemos que no dia a dia dos hospitais e pronto-socorros, não são poucas as barreiras para que o diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio aconteça de forma rápida e eficaz.
Atualmente, a tecnologia adentra os hospitais, facilitando o diagnóstico do IAM e auxiliando os profissionais de saúde no tratamento e manejo dos pacientes. Conheça abaixo três tecnologias que auxiliam nesse processo:
Inteligência Artificial no diagnóstico IAM
A Mariê, inteligência artificial da Neomed, detecta quais são os eletrocardiogramas que possuem maior probabilidade de apresentar alterações significativas, separando-os entre normais e anormais e, com isso, auxilia na triagem dos exames que precisam de prioridade.
A tecnologia da Mariê permite que o pré-laudo dos exames seja realizado em até 50 segundos, facilitando a realização do laudo pelos médicos da Neomed, e otimizando a trajetória do paciente com dor torácica dentro do hospital, visto que o tempo de espera para realização e laudo do eletrocardiograma é otimizado.
Telelaudos
Os telelaudos são outra tecnologia que facilita a jornada dos profissionais de saúde dentro de prontos-socorros. Após a triagem, realizada pela inteligência artificial, o eletrocardiograma é laudado em até 5 minutos, caso seja considerado crítico, e em até 10 minutos, caso seja considerado normal. Além do tempo corresponder ao que é recomendado na diretriz de dor torácica na sala de emergência, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Neomed conta com cardiologistas especializados, em escala 24/7, que garantem mais segurança e confiabilidade para os laudos.
Os profissionais de saúde que trabalham em prontos-socorros sabem quem nem sempre é possível contar com cardiologistas de plantão nas emergências, visto que a mão de obra é escassa: apenas 4,1% dos médicos do Brasil são cardiologistas e, deste número, 71% concentram-se nas regiões Sul e Sudeste, causando um déficit em profissionais especializados.
Por esse motivo, contar com uma plataforma de laudos à distância, além de agilizar os processos e proporcionar mais segurança para os pacientes, pode auxiliar na redução de custos de seu hospital.
Chatbot de apoio à conduta
Mesmo com o laudo em mãos, é possível que a equipe de plantonistas tenha dificuldade em como proceder diante de determinados casos de infarto. Diante desse cenário, a Neomed criou um chatbot interativo de apoio à conduta: um robô parametrizado com as sugestões de conduta seguindo os protocolos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que auxilia a equipe de plantão a lidar, da melhor maneira possível, com o paciente.
A tecnologia é realmente uma ótima aliada para auxiliar nos casos de dor torácica nos hospitais, agilizando o diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM) e gerando mais desfechos positivos para os pacientes.
Confira o depoimento de quem já utiliza o Kardia em seu hospital: conheça o case do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.