Entenda como funciona a plataforma de telediagnóstico da Neomed

Facilitar a integração das informações desde o cadastro do paciente até o laudo médico é uma das maneiras pelas quais  encurtamos a distância entre os sintomas e o tratamento. A plataforma de telediagnóstico, além de armazenar os exames e promover uma melhor gestão da operação, acelera o processo de diagnóstico de doenças cardiovasculares com qualidade e rapidez, conduzido por um corpo clínico com mais de 30 médicos especialistas, disponíveis em tempo integral. 

Ao longo da nossa trajetória ultrapassamos 600 mil vidas impactadas. Só em 2021, foram mais de 210 mil vidas, em cerca de 230 unidades médicas do país. Para conhecer nossa  plataforma de telediagnóstico,  acompanhe a leitura até o final! 

Sistema de gestão e telediagnóstico

Considerando que o tempo é um fator determinante para o sucesso do atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares, unimos medicina e tecnologia de ponta na nossa  plataforma de telediagnóstico. 

​​Nossa solução é um sistema de gestão e telediagnóstico online, uma aplicação web, acessível, rápida e segura. Possui uma interface com dashboards interativos para que o gestor da instituição acompanhe e controle dos exames. A mesma, também, se adapta às necessidades dos diferentes perfis de usuários (médicos e profissionais da saúde operadores), facilitando assim seu manuseio.

Conectamos à tecnologia de ponta uma equipe médica altamente capacitada e preparada para laudar exames de métodos gráficos em, no máximo, 24 horas, como ECG, Holter e MAPA. Assim, a instituição recebe e gerencia todos os exames em um só lugar, independente do equipamento utilizado. 

Desenvolvida para diminuir custos e otimizar o tempo de clínicas médicas, laboratórios e hospitais, nossa plataforma de telediagnóstico possui três visões: a do operador, que é quem realiza o exame, do médico, o qual vai laudar, e o gestor, que é quem vai gerenciar todo o processo. A visão de todos os níveis de acesso é válida tanto para a solução de Sistema de Gestão e Telediagnóstico quanto para o hub Kardia (comentado mais abaixo).

Benefícios da solução 

  • Sistema com API integrativa e maior eficiência
  • Capacidade de receber exames de diversos fabricantes de equipamentos médicos
  • Atuação completa na prevenção e diagnóstico de doenças cardiovasculares
  • Equipe médica com mais de 30 especialistas disponíveis em qualquer lugar do Brasil
  • Redução de custo médico e despesas operacionais
  • Padronização no tempo de entrega dos laudos
  • Prevenção de exames duplicados (evita custo adicional para a unidade)
  • Personalização do laudo
  • Possibilidade de edição dos dados do paciente
  • Armazenamento ilimitado dos exames na nuvem
  • Gestão completa da jornada dos pacientes cardiopatas
  • Dados de pacientes integrados e estruturados em dashboards de acompanhamento
  • Informações seguras, de acordo com a LGPD

Exames eletivos 

1. Visão do médico laudador 

Com o sistema de gestão e telediagnóstico da Neomed, o médico pode concentrar e organizar todas as demandas atribuídas a ele em um só lugar, otimizando o fluxo de trabalho e a operação. 

Quando o médico acessa o sistema para laudar um exame eletivo, pode visualizar todos os exames pendentes de análise, além de poder filtrar os exames por prioridade

O exame selecionado é automaticamente inserido à fila de trabalho do especialista que irá laudar. A partir daí, o sistema apresenta todos os dados do paciente preenchidos pelo operador (técnico de enfermagem ou enfermeiro), o arquivo do exame enviado pelo hospital e uma série de máscaras para utilização no laudo. 

Após o médico verificar as informações, analisar e emitir o laudo, a unidade hospitalar ou clínica recebe o alerta imediato de que o documento está pronto.  Esse arquivo pode ser enviado para o email do paciente, automaticamente, se a instituição desejar e, nos casos de integração de sistemas entre a instituição e a plataforma, o exame é disponibilizado diretamente no sistema da unidade.

Caso não seja possível laudar pela presença de artefatos ou falta de informações, entre outras possíveis situações que invalidam o laudo, o mesmo pode ser recusado e uma pendência é declarada à unidade de saúde. Para isso, o sistema oferece um espaço destinado a comentários e conclusões do especialista. 

Sempre que um novo exame chega ao sistema, o médico pode checar na plataforma e reservar os exames que deseja laudar. Essa configuração pode ser alterada pelo profissional, caso prefira ser notificado em apenas um dispositivo.   

Outra vantagem para o médico é poder conferir a própria performance por meio do relatório individual de produção, assim como filtrar e exportar o documento em excel. 

2. Visão do operador

A visão do operador é dividida em três colunas, que reúnem todas as etapas do processo de laudo. Assim, ele tem mais clareza sobre o status dos exames que estão na fila.

Os exames que estão aguardando o laudo da Neomed ficam na primeira coluna, enquanto a segunda apresenta aqueles  que já foram laudados. A última reúne os exames recusados, caso existam, com a devida justificativa para tal. 

O sistema também conta com o arquivamento de laudos, onde todas as informações são armazenadas até que a parceria dure. Isso permite que o operador tenha uma visão limpa e otimizada do fluxo de exames, apenas com os laudos ativos no momento.

O processo de inserção na plataforma é feito em poucos cliques: basta fazer o upload do arquivo,  inserir os dados do paciente ( para as unidades que operam com integração e já tem os dados do paciente, não é necessário fazer um novo cadastro) e enviar o exame para a fila de laudos.

No caso dos exames recusados, o operador poderá visualizar os motivos que impossibilitaram o laudo, como excesso de artefatos ou eletrodos trocados. Assim, fica mais fácil solucionar o problema com o exame, além de evitar grande parte da reconvocação de pacientes. 

O operador tem acesso completo aos lados emitidos, bem como à sua edição. O que facilita a correção de erros de digitação ou o complemento de informações, por exemplo. 

Exames de urgência e emergência – Kardia

Para reduzir a distância entre os sintomas e o tratamento, desenvolvemos o Kardia, plataforma que une medicina à tecnologia de ponta para acelerar o diagnóstico de doenças do coração e salvar mais vidas no atendimento à emergência hospitalar.

Por meio da disponibilidade integral de um time de cardiologistas (24 horas por dia e 7 dias por semana), garantimos a emissão do laudo de Eletrocardiograma (ECG) entre 5 e 10 minutos. No caso de pacientes com IAMCSST (Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST) o laudo é disponibilizado para a unidade de saúde em até 5 minutos, e para os demais exames o laudo será entregue em até 10 minutos.

Assim que o exame é colocado na plataforma pela instituição, a equipe médica de plantão recebe um alarme para realizar o laudo. Em paralelo, a nossa Inteligência Artificial faz uma pré-análise nos primeiros 50s, classificando os exames em anormais e normais. Em casos de exames anormais a equipe médica libera o laudo em até 5 minutos. 

Para a aquisição da solução, capacitamos os profissionais de saúde por meio de treinamentos. O kardia permite a identificação precoce de condições graves, antes que se tornem fatais. 

1. Visão do médico 

Além de contar com todas as funcionalidades do sistema de gestão e telediagnóstico, com o Kardia, o médico tem ampla visão dos exames pendentes, bem como os critérios adotados pela IA para a classificação de urgência de cada exame. Entre eles, a IA avalia  Avaliação geral do exame, ritmo, ativação atrial, ativação ventricular, repolarização ventricular e condução atrioventricular.

2. Visão do operador

Com o Kardia, o operador também tem acesso aos laudos, e no caso do diagnóstico ser Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST e/ou Fibrilação Atrial, esses laudos ficam destacados para o ágil reconhecimento. A IA indica ao médico e ao hospital se o exame está normal ou anormal, acelerando a triagem dos casos críticos.

Tudo isso em poucos cliques, seguindo a premissa da plataforma de telediagnóstico. 

3. Visão do gestor

O dashboard é o local onde ficam armazenados todos os exames criados (recusados ou laudados) de forma centralizada para consulta sempre que necessário. Ter fácil acesso ao histórico oferece mais flexibilidade, segurança e agilidade para a instituição lidar com esses dados, em respeito às normas vigentes de proteção de dados no país, como a  ISO 27799,  ISO 27001 e a LGPD.    

Para facilitar a consulta, existem uma série de filtros que podem ser aplicados para que os exames sejam encontrados de forma mais veloz.  Sendo assim, a solução oferece uma gestão completa para a unidade de saúde, através de diagnósticos mais ágeis, dashboards de acompanhamento e integração com os principais sistemas utilizados na área da saúde

Clicando aqui, você pode conferir como o Kardia acelerou o diagnóstico de Infarto do Hospital Azambuja.

Para contar com os benefícios de uma plataforma de telediagnóstico em sua organização, solicite uma demonstração de nossas soluções.

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