Cada parâmetro do eletrocardiograma (ECG) é importante na hora de realizar laudos e diagnósticos. No blog da Neomed, já falamos sobre a importância da posição dos eletrodos na hora do exame, explicamos o que é o intervalo QT e também falamos sobre a onda T. Hoje, vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre a onda P, que representa a atividade elétrica da contração dos átrios, as câmaras superiores do coração. Saiba mais abaixo:
O que é a onda P?
A onda P é a primeira onda que aparece no ECG e representa a contração dos átrios. A sua duração e podem variar de acordo com a idade, sexo e estado de saúde do paciente.
Esta onda é importante porque indica que os átrios estão se contraindo de maneira adequada.
O que é uma onda P normal?
Para ser considerada normal, a onda P deve ser arredondada e simétrica, possuir, no máximo, 2,5mm de altura e durar menos do que 0,10 segundos.
Quais problemas a onda P pode indicar?
Esta onda é importante porque ajuda a determinar o ritmo cardíaco. O ritmo sinual, que é o ritmo cardíaco saudável, é caracterizado por uma onda P seguida por uma complexa QRS. Se a onda P estiver ausente ou apresentar outras anormalidades em seu formato, isso pode indicar que há um problema com o ritmo cardíaco.
Um exemplo disso é a fibrilação atrial, apontada, no eletrocardiograma, pela ausência da onda P no traçado do ECG.
Fibrilação Atrial
A Fibrilação Atrial (FA) é uma das doenças que mais cresce no mundo. Caracterizada por um ritmo cardíaco irregular e rápido, se não tratada, pode ocasionar episódios como o acidente vascular cerebral.
Com o Kardia, da Neomed, você oferece um diagnóstico assertivo para os seus pacientes, por meio de Inteligência Artificial. Além do diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio, a Mariê, Inteligência Artificial desenvolvida pela Neomed, é capaz de detectar Fibrilação Atrial nos pacientes.
Para saber mais sobre o Kardia, clique aqui.
Gabriela Wegner é Analista de Marketing e Conteúdo na Neomed. Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), já atuou em agências de comunicação e com comunicação na área da saúde.
2 respostas