O que é o intervalo QT no eletrocardiograma?

Intervalo QT

O eletrocardiograma é um exame que, por meio de eletrodos, monitora a atividade elétrica do coração. O intervalo QT é um dos parâmetros encontrados neste exame. Abaixo, você encontra mais informações sobre ele. Confira:

O que é o intervalo QT

O intervalo QT (iQT) é um parâmetro contido no eletrocardiograma e sua medida é referente a uma linha reta entre o início do complexo QRS e o final da onda T. Este intervalo representa a duração total da atividade elétrica ventricular.

Intervalo QT

Leia também: O que é e como é feito o eletrocardiograma? Entenda!

Faixa normal do intervalo QT

Quando falamos de intervalo QT, existem alguns valores considerados normais. São eles: valores inferiores a 450 ms em homens, e valores inferiores a 470 ms em mulheres. Em crianças, este valor deve ser inferior a 440 ms. Um valor acima dos citados, pode indicar alguma anormalidade ou doença cardíaca.

Importância do monitoramento do intervalo QT

Monitorar o intervalo QT é importante pois o seu prolongamento ou encurtamento pode representar alguma disfunção ou doença cardíaca. No caso do intervalo prolongado, condição chamada de “Síndrome do QT longo”, o tempo que o coração demora para recarregar entre os batimentos está mais demorado do que o normal, podendo ocasionar desmaios, convulsões ou até morte súbita.

O contrário também apresenta riscos. A “síndrome do QT curto” ocorre quando este intervalo é menor do que o normal e, apesar de rara, é caracterizada pela presença de arritmias, ocasionando risco de morte súbita ao paciente.

A importância do diagnóstico rápido

Quando o assunto é coração, tempo é músculo. Por isso, um diagnóstico correto, em tempo hábil, é fundamental para o bom desfecho clínico do paciente. Com o Kardia, da Neomed, você possui médicos especialistas, em plantão 24/7, que oferecem laudos de eletrocardiograma em tempo hábil para os pacientes de seu hospital. Clique aqui e saiba mais.

Referências

Oliveira NA Jr., Andréa EM, Maciel WA, de Siqueira LR, Atié J, Cosenza R. O eletrocardiograma e a síndrome do QT longo. Rev SOCERJ. 2004;17(3):177-82.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas redes sociais

Participe da comunidade Neo

Baixe nossos conteúdos

Posts recentes

Você também pode gostar

Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.



Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.