Pesquisa realizada com usuários do Kardia demonstra ampla satisfação dos clientes com o sistema

Pesquisa realizada com os usuários do sistema para apoio diagnóstico e à conduta médica cardiológica Kardia, da Neomed, revela que o grau de satisfação dos usuários foi considerado bom ou muito bom em todas as variáveis de análise. 

Das 210 respostas coletadas, os profissionais da saúde respondentes tendem a concordar que o hub cardiológico da Neomed é útil para a operação hospitalar, fácil de usar e se ajusta às suas tarefas, mostrando que a solução é extremamente positiva em reduzir as distâncias na saúde brasileira. 

O Kardia

O Kardia automatiza o fluxo de comunicação entre equipe do pronto-socorro e cardiologistas de plantão à distância, facilitando a integração de processos, a gestão e controle da saúde populacional e o acompanhamento de indicadores com dashboards de apoio à tomada de decisão e ao diagnóstico médico rápido. O sistema também apresenta automações de Inteligência Artificial para apoio diagnóstico na análise e triagem automática do eletrocardiograma (ECG). 

O estudo

O estudo em questão foi realizado no mês de fevereiro de 2022 e enviado via Forms a todos os clientes Kardia com o objetivo de avaliar o uso e aceitação da tecnologia. Para tanto, foram utilizados dois modelos de análise: Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) e Modelo Ajuste entre a Tarefa e a Tecnologia (TTF). 

As variáveis de análise utilizadas foram: Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Intenção de Uso e Ajuste Tarefa-Tecnologia, conforme Quadro 1. A partir delas, foram feitas 14 afirmações e os respondentes assinalaram o quanto concordam ou discordam com as mesmas utilizando a escala Likert, com valores de um a cinco, classificadas respectivamente como: “discordo fortemente”, “discordo”, “não concordo nem discordo”, “concordo” e “concordo fortemente”.

A população é composta pelos usuários do Kardia, sendo eles 30 gestores hospitalares de 12 hospitais brasileiros. Além disso, foi realizada uma análise documental e de dados no dashboard do sistema, a fim de identificar os resultados nos dez primeiros meses de implementação, de abril de 2021 a janeiro de 2022. 

Dos respondentes, 40% são técnicos de enfermagem ou enfermeiros, 33% atuam na coordenação/gestão da emergência e 27% são da supervisão ou coordenação da equipe de enfermagem. 

Praticamente todas as variáveis de pesquisa tiveram avaliação de concordância positiva acima de 4 na escala Likert. “Esse dado é importante para a consolidação do sistema como forma de reduzir a distância entre sintoma e tratamento nos casos de doenças cardiovasculares”, diz Maíra Flores, Gerente de Marketing da Neomed, que realizou a pesquisa com os usuários do Kardia como parte da cadeira do Mestrado Profissional em Administração da Esag/Udesc. 

Considerando, 1 (discordo totalmente), 2 (discordo), 3 (não concordo e nem discordo), 4 (concordo parcialmente) e 5 (concordo totalmente), conheça a média dos resultados:

Funcionalidades apontadas pelos usuários do Kardia

Também foram realizadas seis perguntas ao final do questionário, dissertativas e não obrigatórias, que foram respondidas por todos os participantes. Os mesmos trouxeram insights importantes sobre o sistema.

Dentre eles, destacam-se as funcionalidades votadas como as mais úteis do hub Kardia para a operação hospitalar. São elas: 

  • Envio do exame ECG para obtenção do laudo por especialista à distância; 
  • Visualização do exame com laudo médico;
  • Pré-análise do exame por Inteligência Artificial e triagem entre normal e anormal em 50 segundos;
  • Destaque de exames laudados com Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST e Fibrilação Atrial com alta resposta ventricular;
  • Download, Impressão do Exame e do Exame com Laudo; 
  • Dashboards e relatórios para acompanhamento da saúde populacional.

Além disso, os usuários do Kardia relataram os principais benefícios percebidos no uso do sistema. Destacam-se: 

Diagnóstico rápido

Obtenção de laudo de ECG em menos de 10 minutos 

  • 93,3% dos respondentes enfatizaram que o diagnóstico rápido é o mais relevante, permitindo agilidade na tomada de decisões e definição de diagnóstico.

Segurança médica

  • 87% dos respondentes sinalizaram que o Kardia fornece mais segurança na condução de casos cardiológicos. Além disso, a maioria dos respondentes relatou que antes da implementação do Kardia, não eram realizados laudos documentados por um especialista, somente uma análise informal pelo plantonista, “o que muitas vezes gerava dúvidas”.

“Acredito que hoje temos inúmeros profissionais recém-formados na emergência, que não possuem qualificação para interpretar ECG. Com o Kardia, passamos a ter melhor e mais rápida conduta.”

Usuário Kardia

Acesso a cardiologistas

  • 67% dos respondentes relataram o benefício de ter acesso a cardiologistas de plantão 24/7.

Pré-triagem pela IA

  • 60% dos respondentes enfatizaram o benefício de contar com a IA que realiza a triagem automática de exames em 50 segundos. 

Também foram relatados os benefícios: 

  • Melhora da documentação e gestão de exames cardiológicos;
  • Tratamento fidedigno das questões cardiológicas; 
  • Ajuda na Terapia Trombolítica;
  • Acesso a indicadores fidedignos em dashboards;
  • Acesso a exames e laudos na nuvem.

Kardia: um ano rompendo as barreiras da Gestão Cardiológica Hospitalar

Em abril, o Kardia completa seu primeiro ano de operação em hospitais brasileiros. No período analisado pela pesquisa, compreendido entre abril de 2021 a janeiro de 2022, um total de 11.940 pacientes tiveram suas informações trafegadas pelo sistema Kardia, dos quais 1.073 pacientes foram triados pelos cardiologistas como pacientes críticos (Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST). O diagnóstico pelos cardiologistas da Neomed foi emitido via sistema com uma mediana de 2.4 minutos. 

Referências

Bobsin D, Löbler ML, Visentini MS, Vieira KM. O uso dos Sistemas de Informações e as diferenças entre os Níveis Hierárquicos: uma aplicação do Modelo TAM-TTF. Informação & Sociedade: Estudos. 2010;20(3).

CINTHO et al. Métodos para Avaliação de Sistema de Informação em Saúde. Journal of Health Informatics, São Paulo, 2016. 

GÓES, W. M. Análise dos Sistemas de Informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: rumo ao Sistema de Informação Gerencial”. 2007. 134 f. Dissertação (Saúde na Comunidade) – FMRP-USP. Ribeirão Preto, 2007. Link aqui

L. B. PERÁCIO, L. C. G. MAIA, L. R. C. MOURA. Desenvolvimento e Teste de um Modelo Integrativo dos Modelos TFF e TAM na Predição da Utilização de um Sistema de Informações, HOLOS, Ano 37, v.1, e 9363, 2021. DOI: 10.15628/holos.2021.9363. 

Nicolau JC, et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 117(1):181-264.

OLIVEIRA et al. Avaliação de um Sistema de Informação em Saúde do SUS, 2016. XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2016, Goiânia-GO. 

Padrini-Andrade L et al. Avaliação da Usabilidade de um Sistema de Informação em Saúde Neonatal segundo a percepção do usuário, Rev Paul Pediatr. 2019;37(1):90-96. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00019 

Scheffer M. et al., Demografia Médica no Brasil 2020. Acesse aqui.

Klopping IM, McKinney E. Extending the technology acceptance model and the task-technology fit model to consumer e-commerce. Information technology learning and performance journal. 2004;22:35-48.

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