Uma questão muito frequente entre os profissionais que atuam na gestão hospitalar se refere a como ganhar agilidade no processo de atendimento dos pacientes dentro de unidades de pronto-socorro/emergência.
A localização da unidade, o perfil do paciente atendido, se faz parte da rede pública ou privada, são alguns dos fatores que ajudam a definir os processos envolvidos no fluxo de atendimento de pronto-socorro.
Existem algumas soluções que auxiliam na agilidade do fluxo de atendimento, melhorando o desfecho dos pacientes. Confira, no post abaixo, algumas dicas de como otimizar o fluxo no pronto-socorro.
Conheça as etapas de um fluxo de atendimento no pronto-socorro
De forma geral, um fluxo de atendimento no pronto-socorro conta com as seguintes etapas:
1. Abertura de ficha
2. Triagem
3. Ordem de atendimento – atendimento de enfermagem, atendimento médico
4. Exames
5. Desfecho do paciente – que pode ser alta hospitalar, internação.
Todo hospital, seja grande ou pequeno, de maior ou menor complexidade, possui um fluxo de atendimento. Existem também os chamados protocolos, como o de classificação de risco, ou protocolos clínicos como o de dor torácica e o de AVC, que podem auxiliar na agilidade do processo. Entretanto, o fluxo de atendimento independe dos protocolos adotados pela instituição.
Se usarmos o procedimento de triagem como exemplo, observamos que o profissional de enfermagem pode fazer uma classificação de risco. Para isso, ele utilizará o protocolo associado. Neste protocolo há um passo a passo em que são analisados, por exemplo, os sinais vitais e a história clínica do paciente. Somente depois disso é que ele será encaminhado ao médico.
Na hipótese de estarmos diante de um paciente com suspeita de dor torácica, nos hospitais que contam com protocolo de IAM instituido, o exame de eletrocardiograma (ECG) será realizado antes mesmo da consulta com o médico. Há, então, ganhos significativos no fluxo de atendimento.
Benefícios de um fluxo de atendimento otimizado
Alguns dos benefícios do atendimento otimizado, são:
- Aumento da qualidade do atendimento
- Aumento da produtividade da equipe
- Redução do tempo de espera para atendimento do paciente
- Redução de custos operacionais
Análise de dados como ferramenta de otimização
Ter um protocolo para o fluxo de atendimento traz mais segurança à instituição, pois padroniza o atendimento aos pacientes. E se a unidade de atendimento estiver com o Kardia, solução desenvolvida pela Neomed, que detecta com rapidez as doenças do coração, o paciente terá o diagnóstico em poucos minutos.
Outro ponto positivo é a possibilidade de armazenamento das informações que a ferramenta disponibiliza. A partir da análise dos dados disponíveis, os gestores dos hospitais são capazes de tomar melhores decisões, o que permite a melhoria dos processos internos. Desta forma, a instituição terá otimizado o fluxo de atendimento e estará pronta para aumentar a eficiência geral das equipes.
No blog da Neomed, você encontra mais conteúdos sobre inovação e tecnologia na área da saúde.
Danielli Orletti é coordenadora médica na NEOMED. Médica Sanitarista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especializada em Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, com foco de atuação em Inovação em Saúde. Atualmente realiza pesquisas junto à Faculdade de Saúde Pública da USP.
CRM SP 181.532