As doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma cardiopatia no país. O número anual de óbitos chega a 400 mil, uma realidade que equivale a cerca de 30% de todas as mortes no Brasil.
Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mais de três quartos das mortes mundiais por doenças cardíacas ocorrem em países de baixa e média renda per capita. Dietas desequilibradas com alto nível de sal, gordura e açúcar, obesidade e sedentarismo contribuem para o quadro. O tabagismo é outro fator associado que aumenta o risco e contribui com cerca de 10% de todas as mortes por doenças cardiovasculares, conforme a OPAS.
Por muitas vezes ser assintomática, a hipertensão é uma doença subdiagnosticada. Dados da OPAS revelam que 28% das mulheres e 43% dos homens na América Latina e no Caribe não sabem que sofrem de pressão alta. Por isso, ações para prevenir e identificar precocemente pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares são de extrema importância.
Principais exames para diagnosticar doenças cardíacas
Os exames são aliados fundamentais para diagnóstico das doenças cardiovasculares. A demanda clínica irá variar de acordo com a suspeita e das queixas de cada paciente. Porém, entre os exames mais recomendados estão o eletrocardiograma (ECG), que avalia a atividade elétrica do coração, e o ecocardiograma, que apoia no diagnóstico de problemas estruturais no órgão.
Em atendimentos de urgência e emergência, o eletrocardiograma é muito demandado para detectar isquemia miocárdica e infarto agudo do miocárdio, além de arritmias mais complexas, que podem levar o paciente a situações de instabilidade.
Quando o eletrocardiograma é realizado em clínicas e unidades de saúde de atendimento eletivo, costumam ser diagnosticados casos de arritmias e sobrecargas de câmaras cardíacas, que tendem a ser alterações que não demandam atendimento emergencial.
Além disso, o ECG revela sobre o bom funcionamento elétrico do coração, com informações sobre arritmias e sobrecargas de câmaras cardíacas que também apontam suspeitas sobre problemas estruturais do coração.
Aspectos analisados no eletrocardiograma
Entre os principais aspectos analisados no eletrocardiograma, estão:
- Ritmo sinusal, que revela o ritmo dos batimentos cardíacos. Avalia se o coração está respeitando o padrão habitual de não ter pausas ou batimentos antes da hora, chamadas arritmias;
- Frequência cardíaca, que deve estar entre 50 e 100 batimentos por minuto;
- Traçado do ECG, que pode revelar se há aumento de câmaras cardíacas e sobrecargas estruturais;
- Alterações que revelem infartos prévios e doenças inflamatórias que possam estar contribuindo para o mal estar do paciente.
Na avaliação estrutural do órgão, o exame mandatório é o ecocardiograma, o ultrassom do coração. O ecocardiograma permite ao médico avaliar se as válvulas cardíacas estão em bom funcionamento. É um exame muito útil na investigação de sintomas cardiológicos e na definição de alguns padrões de doenças cardíacas.
Entre os principais aspectos analisados no ecocardiograma, estão:
- Dimensões do coração;
- Dimensões das cavidades atriais e ventriculares;
- Presença de lesões;
- Aspectos de contratilidade e de relaxamento do coração.
Segurança médica para laudos de exames cardíacos
Além do eletrocardiograma e do ecocardiograma, há ainda outros exames importantes na investigação de doenças cardíacas, que complementam e apoiam o médico no diagnóstico. O Holter, usado para monitorar a função elétrica do coração por 24 horas, a Angiotomografia coronária, a Cintilografia do miocárdio, o Mapa, o teste de esforço e outros exames de sangue podem ser solicitados para complementar a avaliação do paciente.
Um diagnóstico rápido e preciso é fundamental para garantir tratamento adequado e sobrevida para os pacientes de doenças cardíacas. Além da realização dos exames, uma equipe médica especializada e treinada para realizar o laudo é fundamental para garantir a segurança do diagnóstico.
Na Neomed, uma equipe qualificada de cardiologistas está habilitada a realizar laudos à distância para exames de eletrocardiograma. O processo acelera a detecção de doenças cardíacas por meio de um software de Inteligência Artificial (IA) que tem alta probabilidade de identificar alterações e emite um laudo em até 5 minutos para exames triados como críticos. A tecnologia pode e deve ser uma aliada na detecção precoce e redução da mortalidade das doenças cardíacas.
Diandro Marinho Mota é Diretor Médico da Neomed. Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Obteve o Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2012), Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) e Certificado de Atuação na Área de Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2014). Atualmente é doutorando em cardiologia pelo Programa USP/IDPC.
CRM SP 136.651
Uma resposta