A área da saúde é uma das áreas mais beneficiadas com o avanço da tecnologia. Nos últimos 50 anos, desenvolvemos uma medicina de alta precisão e com diagnósticos cada vez mais rápidos. Grande parte dessa evolução está relacionada ao surgimento dos exames de método gráficos, que são capazes de avaliar a integridade fisiológica dos mais diversos órgãos.
Por essa razão, em algum momento da carreira, todo médico precisa pedir um eletrocardiograma, um eletroencefalograma ou outro exame importante para a avaliação do paciente. O que o mercado da saúde tem feito para melhorar melhorar a eficiência na emissão do laudo e garantir a qualidade de diagnóstico desses exames?
Como funcionam os exames de método gráficos?
Os exames de método gráficos são uma categoria ampla de ferramentas diagnósticas dentro da medicina. Seu surgimento dependeu do avanço científico e tecnológico, isso porque, até o século XIX, não sabíamos praticamente nada a respeito da fisiologia do corpo humano. Todos os tratamentos tinham como base a observação do médico no exame físico e na anamnese.
No século XX, por sua vez, foram feitas novas descobertas, como a função das descargas elétricas na atividade cardíaca e cerebral. A partir disso, foi possível desenvolver tecnologias capazes de captar sinais e correlacioná-los com a funcionalidade da estrutura em análise.
Assim, surgiram os primeiros métodos gráficos, como o eletroencefalograma e o eletrocardiograma, que recebem essa denominação por seus resultados serem expressos em gráficos e figuras computadorizados.
Depois disso, vários outros métodos surgiram, como o MAPA e a espirometria, dos quais se baseiam em parâmetros diferentes da atividade elétrica.
- O MAPA é um aparelho que coleta dados sobre a pressão arterial periférica dos pacientes durante 24 horas, ajudando a diagnosticar aquela hipertensão que dá repercussões clínicas, mas fica mascarada nos consultórios.
- A espirometria foi desenvolvida a partir da observação de que os volumes do pulmão na expiração e na inspiração estão diretamente relacionados a determinadas doenças. Assim, importantes diagnósticos, como a asma crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica e a fibrose pulmonar idiopática podem ser identificadas e tratadas.
É preciso um profissional com alto conhecimento técnico para compreender as imagens. Ele vai observar o traçado das imagens e interpretá-las de acordo com os eventos fisiológicos dos mais diversos sistemas orgânicos do nosso corpo.
Quais as principais vantagens dos exames de método gráfico?
O grande diferencial dos exames de método gráficos é a acurácia diagnóstica que eles trazem. Afinal, eles são medidas diretas de padrões fisiológicos de um órgão. Por essa razão, são a primeira escolha no diagnóstico de várias doenças, como infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas, epilepsias, DPOC etc.
Além disso, geralmente, eles não necessitam de muita preparação e de procedimentos invasivos, como aplicação de contraste, punções etc. Assim, oferecem menos riscos para o paciente e seus resultados gráficos saem rapidamente. O ECG, por exemplo, fica pronto em tempo real. O grande gargalo na agilidade não está na execução e impressão do exame, mas na elaboração do laudo, como explicaremos a seguir. Felizmente, a tecnologia tem chegado para resolver esse problema.
Quais são os principais desafios?
O maior desafio dos exames de método gráficos ocorre devido ao fato de eles demandarem um conhecimento técnico muito especializado para a sua interpretação. Desse modo, no caso de um exame do pulmão, é indicado que um pneumologista com capacitação em Espirometria emita o laudo. A mesma lógica é válida para o Holter e o Eletrocardiograma, que exigem um médico cardiologista especializado.
Como em qualquer área, um profissional muito capacitado é mais difícil de encontrar. Consequentemente, o acesso fica bastante complicado. Além disso, as clínicas acabam tendo de pagar altíssimos salários para manter esses talentos, o que pode tornar os custos muito elevados.
Por que a demora da entrega dos resultados pode ser um problema?
Ainda assim, esses exames, por sua importância clínica, são muito requisitados pelos médicos. Então, as clínicas e hospitais que os disponibilizam acabam lidando com um volume grande de resultados para laudar. Isso gera uma fila, que pode atrasar o diagnóstico em vários dias e, em alguns casos, semanas.
Essa demora é muito ruim para os médicos e para os pacientes, pois também atrasa o tratamento. Na medicina, sabemos que o tempo é precioso. Afinal, frequentemente, algumas doenças podem ser tratadas antes que se manifestem.
Qual o custo-benefício da telemedicina nesse caso?
Os recentes avanços tecnológicos têm permitido uma inovação muito grande na comunicação médica. Assim, surgiu o conceito da telemedicina, que se refere a todos os processos de transmissão de dados via internet para permitir uma assistência médica à distância. Desse modo, podemos vencer os desafios da acessibilidade aos melhores serviços de saúde.
Hoje em dia, grande parte dos exames são disponibilizados diretamente das clínicas e dos laboratórios. Desse modo, os profissionais podem acessá-los do consultório sem que o paciente precise mostrar os resultados impressos.
Contudo, é possível evoluir ainda mais e fazer todo o processo de elaboração de laudos de exames de método gráficos à distância. Com isso, as clínicas e os hospitais podem executar toda a parte prática dos exames e delegar para as plataformas de telemedicina a tarefa de interpretação das imagens e a elaboração do laudo.
Como vimos, com a telemedicina, mais estabelecimentos podem disponibilizar os exames de método gráficos, visto que não precisam mais contratar um médico super-especializado no seu quadro interno. Com uma maior oferta, consequentemente os preços diminuem para os pacientes, tornando essas ferramentas diagnósticas mais populares.
Além disso, as clínicas e hospitais também podem reduzir os custos ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade dos laudos oferecidos. Afinal, há serviços excelentes no mercado que reúnem os melhores profissionais do país para os laudos à distância, conectando os estabelecimentos de saúde com médicos altamente capacitados.
Portanto, buscar a qualidade aliada à rapidez é o desafio de todo médico. A agilidade não pode significar uma queda na excelência do exame, pois isso aumentaria os riscos de um erro diagnóstico.
Não deixe de contar com uma plataforma de laudo à distância para exames de método gráficos. Quer conhecer detalhadamente outras vantagens dos laudos online? Então, não deixe de conferir o nosso post sobre o assunto!
Conheça mais sobre a Neomed.
Nataliê Sutilli é Starter em Marketing Digital na Neomed. Estudante de Medicina, tem experiência em Marketing, fez cursos iniciantes em Design Thinking, Leadership e Machine Learning e é Colunista da Editora Sanar.
Uma resposta