Inovação na Saúde: como a Neomed reduz a distância entre sintomas e tratamento

A utilização das soluções da Neomed tem se expandido no meio médico e proporcionado incontáveis contribuições para alcançar ainda mais inovação na saúde. Atualmente, estamos em todos os estados brasileiros, em mais de 150 clínicas,  hospitais e unidades de saúde acelerando o diagnóstico de milhares de pacientes. 

Acreditamos na união entre o melhor da tecnologia e a qualidade médica para oferecer nossos produtos e serviços voltados a otimizar o processo de diagnóstico e, assim, reduzir a distância entre sintomas e tratamento – nossa missão como empresa.

Ao longo da nossa jornada, a Neomed já ajudou mais de 500 mil vidas realizando a análise remota de exames de pacientes, a grande maioria em regiões sem acesso à saúde de qualidade. São mais de 23 mil laudos de exames cardiológicos, como  Eletrocardiograma (ECG), MAPA e Holter, neurológicos (EEG Simples e Prolongado) e pneumológico (Espirometria) todos os meses! 

Além de sermos uma healthtech referência em nosso segmento no Brasil, desde 2020, avançamos para novas frentes de atuação relacionadas às jornadas digitais dos pacientes. Mais uma vez, mesmo nos posicionando como uma empresa B2B, o objetivo que nos norteia é sempre o mesmo: levar acesso e fornecer um diagnóstico rápido e correto aos pacientes, unindo tecnologia e medicina para entregar valor a toda a jornada digital deles.

No blog post de hoje, gostaria de compartilhar com vocês, nossos leitores, um pouco mais sobre nossas soluções tecnológicas voltadas a promover a inovação na saúde e reduzir ainda mais a distância entre sintoma e tratamento

Tecnologia para aproximar as distâncias na Saúde 

Nossa história começou com o lançamento do Octopus, em 2018, uma plataforma de telediagnóstico que disponibiliza um corpo de 27 especialistas médicos de plantão todos os dias da semana, 24 horas por dia, para analisar exames médicos à distância. 

Eles são responsáveis por avaliar e emitir laudos para clínicas e hospitais que não possuem estes profissionais in loco com agilidade (SLA máximo de 24 horas), segurança médica e tecnológica – garantindo segurança de dados, chaves de acesso, comunicação criptografada, entre outros diferenciais que destaco a seguir. 

O principal objetivo quando desenvolvemos a plataforma Octopus foi atuar na resolução de uma das principais dificuldades na saúde brasileira: a distribuição desigual de médicos especialistas pelas regiões. Cidades do interior, regiões mais afastadas, sofrem com a falta de médicos. 

Apesar do aumento de novos profissionais formados, a necessidade de especialistas ainda é grande. Enquanto a média nacional é de 2,38 médicos por 1.000 habitantes, em cidades com população de até 5 mil pessoas, a média cai para 0,37. Esse dado alarmante foi revelado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de estudos de Demografia Médica no Brasil. 

Segundo o 1° vice-presidente do CFM, Donizetti Giamberardino, as cidades com até 5 mil habitantes apresentam módica atividade econômica e/ou baixos Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH), contribuindo para a falta de interesse de médicos para trabalhar nessas regiões

A tecnologia surge, então, como uma solução para aproximar as distâncias na Saúde permitindo que médicos especialistas de grandes centros consigam atuar no diagnóstico de pacientes, mesmo que estejam em localidades mais distantes. 

A precariedade médica de especialistas em regiões como essas acaba afetando potencialmente aqueles que apresentam um quadro clínico sensível ou de situação crítica, como o das pessoas com doenças cardiovasculares, de natureza tempo-sensível, em que alguns minutos para o tratamento fazem a diferença. 

Não restam dúvidas sobre o viés de inclusão que proporciona a aplicação da telemedicina e outras tecnologias na saúde. No Brasil a teleconsulta inibiu mais 4,5 milhões de idas ao pronto-socorro. Em apenas um ano desde a sua aprovação, ela se apresentou como o formato mais fácil e seguro para os pacientes.

Não é novidade para os gestores da área da saúde que o uso de inovações tecnológicas vai além do atendimento direto ao paciente e pode ajudar a sanar problemas como falta de especialistas, integração de informações, gestão de laudos e exames médicos, redução de erros e muito mais. Dessa forma, destaco a seguir alguns diferenciais da plataforma Octopus que podem ajudar a entender o que podemos oferecer.

Plataforma Octopus: gestão centralizada de exames e laudos à distância

Como comentei anteriormente, a nossa plataforma de telediagnóstico, Octopus, foi a grande pioneira dentre os produtos e serviços da Neomed. Seu grande sucesso se deve a amplas vantagens e facilidades disponíveis na gestão de laudos médicos à distância, que agiliza todo o processo de leitura de exames de métodos gráficos. Conheça alguns diferenciais da nossa plataforma:

  • Segurança Médica: especialistas altamente capacitados selecionados pela Diretoria Médica da Neomed;
  • Tecnologia de ponta: plataforma intuitiva e user-friendly com visão do gestor, enfermagem e médico;
  • Dados integrados: todos os exames e laudos centralizados em uma plataforma única;
  • Painéis de controle e acompanhamento (Dashboards): volume de exames, laudos e especialidades para acompanhamento do gestor; 
  • Personalização: projetos customizados para a realidade da clínica ou hospital e laudo personalizado;
  • Interoperabilidade entre sistemas e equipamentos: a plataforma se conecta a todos os equipamentos e outros softwares médicos como PACS, PEP, HIS e LIS, disponíveis no mercado;
  • Especialização: somos especializados em exames de métodos gráficos;
  • Laudos Seguros: proteção de dados; criptografia de ponta a ponta, login e usuário pessoal e intransferível, dados anonimizados; 
  • Facilidade na Gestão de Pacientes: Ferramenta de Busca por Nome do Paciente.

Há três visões possíveis no acesso ao painel de controle: do técnico que realiza o exame, do médico que vai laudar, e do gestor, que terá um painel de controle (dashboard) interativo para fazer o acompanhamento e controle dos exames.Tudo isso com armazenagem dos laudos médicos de forma segura e vitalícia (de acordo com a vigência do contrato) seguindo todas as normas da Anvisa

O Octopus somado ao telelaudo possui a vantagem de contar com um corpo clínico altamente capacitado e preparado para entregar o laudo de exames de métodos gráficos com SLA máximo de 24 horas, mas a verdade é que a maior parte dos nossos exames, entregamos em até meia hora. Assim, a clínica ou hospital não precisa necessariamente ter um médico especialista para laudar, visto que isso será feito pelos médicos da equipe da Neomed

HUB completo para acelerar o diagnóstico de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outro motivo. Seguindo nossa missão e pensando em acelerar o diagnóstico e tratamento dos pacientes que convivem com doenças do coração, avançamos para as emergências e pronto-socorros dos hospitais brasileiros com uma solução completa que diminui o tempo para diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio para apenas cinco minutos. 

Unindo tecnologia de ponta e um corpo clínico formado por cardiologistas brasileiros entregamos a hospitais uma solução completa para acelerar o tratamento de doenças do coração. Nosso hub vai desde o treinamento das equipes da emergência hospitalar, passando pelo uso da plataforma de telediagnóstico, uso de Inteligência Artificial para triagem dos exames de eletrocardiograma até o laudo rápido (5 minutos) por um cardiologista. 

Além da agilidade e da inovação, a solução elimina a possibilidade da equipe hospitalar deixar passar um exame alterado de ECG, acelerando a entrada do protocolo de atendimento do paciente com risco de infarto Agudo do Miocárdio, dentre outras enfermidades, ajudando a eliminar erros no tratamento e diagnóstico. 

Entenda como funciona o nosso HUB para doenças cardiovasculares: 

O paciente com suspeita de doença cardiovascular chega até a emergência do hospital e realiza o ECG no local. O médico ou técnico de enfermagem envia o exame para a plataforma Octopus da Neomed. O exame é analisado em tempo real pela Inteligência Artificial, que faz uma triagem de exames normais e anormais em tempo real. 

O cardiologista da Neomed é notificado e emite o laudo em 5 minutos (ECG Anormal), reduzindo as dificuldades encontradas pelos hospitais que não possuem cardiologistas disponíveis em todos os plantões e acelerando a entrada da medida terapêutica, caso necessário, o que é especialmente importante no caso de doenças cardiovasculares. 

Conheça algumas das funcionalidades do nosso hub:

  • Agilidade no diagnóstico e tratamento de pacientes críticos;
  • Análise Automática do ECG (normal ou anormal): leitura otimizada e executada através de Inteligência Artificial;
  • Agilidade de resultado: sinaliza em 50 segundos para o cardiologista se o ECG do paciente está normal ou anormal;
  • Equipe de Cardiologistas da Neomed: disponibilidade total de profissionais da saúde, 24/7;
  • Triagem de pacientes: No caso de exames alterados, os cardiologistas da Neomed emitem o laudo em até 5 minutos. 

Nosso objetivo neste ano é avançar para outros 30 hospitais ainda em 2021. Já temos casos muito bem sucedidos da implantação da solução em hospitais do Brasil, mas isso é tema para um novo post que iremos compartilhar em breve.

Inovação na Jornada Digital do Paciente Hipertenso

Por fim, e não menos importante, gostaria de compartilhar o que estamos desenvolvendo para a jornada digital do hipertenso. Mais uma vez, o paciente está no centro dessa solução, neste caso aquele com hipertensão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019), a Hipertensão Arterial Sistêmica é o maior fator de risco para Infarto e AVC. No Brasil, mais de 44 milhões de brasileiros apresentam Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Mas o pior é que estamos lidando com uma doença silenciosa: mais de 50% dos hipertensos não sabem que são.

Pensando nisso, desenvolvemos uma solução tecnológica em constante evolução voltada a estes pacientes com o objetivo de ajudá-los a diagnosticar e controlar a doença, passando pelo diagnóstico, definição do plano de intervenção, acompanhamento e engajamento do paciente, utilizando tecnologia de ponta.

Espero ter trazido informações relevantes sobre o nosso negócio neste primeiro conteúdo. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco (aqui) ou fale com alguns dos nossos consultores através do nosso site


Referências: 

PAHO. The burden of cardiovascular diseases in the Region of the Americas, 2000-2019. Pan American Health Organization. 2021. Link

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Olá, somos a Neomed,
uma healthtech que cria inovações em cardiologia para salvar vidas.



Preencha os campos ao lado para podermos te conhecer melhor.