Pronto-socorro: tudo sobre cardiologistas de plantão para apoio à conduta

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Equipes de médicos e enfermeiros que trabalham em prontos-socorros sabem que nem sempre é possível contar com cardiologistas em plantão 24/7. O custo alto, a má distribuição de médicos especialistas no Brasil e a rotina agitada da emergência, são alguns dos fatores que tornam difícil a realidade de possuir cardiologistas de plantão nos prontos-socorros.

As dificuldades

Segundo artigo publicado na Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a dor torácica representa de 5 a 10% de todos os atendimentos em prontos-socorros. Dos pacientes que apresentam esse sintoma, ⅕ é acometido pela síndrome coronária aguda (SCA) e de 2 a 10% desses pacientes são liberados indevidamente do hospital, podendo apresentar evolução clínica desfavorável. 

Um artigo publicado pela Sociedade Brasileira da Cardiologia afirmou que a incidência de dor torácica varia entre 9 e 19 por 1.000 pessoas/ano atendidas em unidades de emergência e que pode representar até 40% das causas de internação hospitalar.

Esses dados apontam a importância de possuir protocolos e diretrizes bem estabelecidos para o atendimento de dor torácica, evitando que informações importantes passem despercebidas e proporcionando ao paciente um melhor desfecho clínico, com diagnóstico rápido e certeiro e atendimento de qualidade.

Diagnóstico rápido aumenta as chances de desfechos positivos

O eletrocardiograma (ECG) é um exame fundamental na triagem de pacientes com dor torácica e deve ser realizado em até 10 minutos, desde a entrada do paciente na unidade, para um diagnóstico rápido.

O ECG é um exame simples de ser realizado, que não exige nenhuma preparação e é relativamente simples de ser interpretado. Entretanto, quando é realizado por médicos cardiologistas, a interpretação e laudo do exame possuem maior acurácia, oferecendo mais segurança no atendimento.

Dentro desse cenário, surgiu o Kardia, da Neomed, um software que tem como objetivo agilizar o atendimento e diagnóstico de doenças cardiovasculares em prontos-socorros. Por meio de inteligência artificial, o hub cardiológico da Neomed consegue triar os eletrocardiogramas em até 50 segundos, diferenciando-os entre normais e anormais. Os exames que forem triados como críticos – que oferecem risco de vida ao paciente -, serão laudados por médicos especialistas do time da Neomed em até 5 minutos e, os demais exames, em até 10 minutos, garantindo que o seu Hospital ofereça mais rapidez e segurança para o seu paciente.

Chatbot de apoio à conduta

Além de laudos realizados por especialistas, um atendimento correto após o diagnóstico é fundamental para um desfecho positivo. Entretanto, como dissemos acima, nem sempre é possível contar com cardiologistas em plantão 24/7 nos prontos-socorros.

Para auxiliar na conduta dos médicos plantonistas, a Neomed desenvolveu, dentro do software Kardia, um chatbot interativo de apoio à conduta, que permite acelerar o tratamento das doenças cardiovasculares através de um chat robotizado, que segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e oferece auxílio cardiológico nas decisões clínicas em situações tempo-sensíveis.

Pronto-socorro cardiológico: o paciente em primeiro lugar

Buscar soluções tecnológicas que auxiliem no diagnóstico rápido e diminuam o tempo de espera no atendimento é uma forma de priorizar e oferecer o melhor para o seu paciente.

Com a solução da Neomed, você garante laudos rápidos, realizados por especialistas e garante ao paciente mais chances de um desfecho positivo, por meio de tratamento rápido e assertivo.

Se você deseja agendar uma demonstração do Kardia e descobrir como ele funciona na prática, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Referências bibliográficas

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Girlane Lovato – Gerente de CS/Operações

Girlane Lovato é farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Pará. Possui MBA em Marketing e Vendas e Formação Complementar em Empreendedorismo e Gestão de Contas-Chave. É Gerente de Operações da Neomed, onde lidera as equipes de onboarding e customer success.

Amanda Bonamini – Recursos Humanos

Amanda Bonamini é psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em Gente, Cultura & Desenvolvimento, com mais de oito anos de experiência. Atuou em consultorias e também contribuiu para o crescimento de startups. Na Neomed, é responsável pela área de Pessoas, com foco em cultura organizacional, performance e engajamento.

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José Lopes é Mestre em Gestão de Informática. Como Engenheiro, atuou no Nordeste Bank, onde implementou o framework Ágil. Também trabalhou na startup Tempo Telecom e criou a primeira MVNO (Mobile Virtual Network Operator) na região Centro-Oeste do Brasil. Na Neomod, é responsável pelo desenvolvimento de produtos, infraestrutura e segurança de dados.

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Bruno Farias é pós-graduado em Estudos Gerais de Negócios com Concentração em Marketing na UCLA (EUA) e atua na área de tecnologia há mais de dez anos. Atuou também na T-Systems em Business Operations, e na Keyrus, em um projeto da multinacional AB-Inbev. Foi também gerente de Produto da Movile e criador da plataforma omnichannel Wavy.

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Izabelle Ferreira é pós-graduada em Gestão Financeira. Como contadora, atuou na Amaggi, um dos maiores grupos de trading de Commodities da América Latina. Implementou e gerenciou toda a gestão de Risco Financeiro, indexando os negócios com a Bolsa de Chicago. Na Neomed, é responsável por toda a área financeira.

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Gustavo Kuster é doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (EPM) e membro do Conselho da ABTMS, também realiza consultoria especializada em Neurologia e Inovação (Medscape) e é especialista em Conselho Consultivo na Allm Inc (startup japonesa de saúde).